Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Reino Unido enviará primeiro grupo de refugiados para o Ruanda

Refugiados viajarão dia 14 de junho para "reconstruir a sua vida em segurança".

Reino Unido enviará primeiro grupo de refugiados para o Ruanda
Notícias ao Minuto

17:33 - 01/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ruanda

O Reino Unido pretende enviar o primeiro grupo de refugiados para Ruanda, no dia 14 de junho, como parte de uma política que, segundo o governo, se destina a combater redes de contrabando de pessoas e a conter o fluxo de migrantes através do Canal da Mancha.

Em abril, o governo de Boris Johnson tornou pública a intenção de enviar algumas pessoas que procuram asilo no Reino Unido para Ruanda, o que suscitou críticas tanto de dentro como de fora do Partido Conservador, assim como de várias instituições de caridade.

Segundo a Reuters, o Ministério do Interior revelou, na terça-feira, que um grupo de migrantes foi informado através de cartas formais que viajaria para Ruanda para "reconstruir a sua vida em segurança". Contudo, não foi revelado quantas pessoas irão neste voo.

A ministra britânico do Interior, Priti Patel, confirmou esta decisão numa declaração onde divulgou: "O primeiro voo deverá ter lugar no próximo mês, no dia 14 de Junho".

As preocupações com a imigração tiveram uma grande influência na votação do Brexit, em 2016, o que deixou o primeiro-ministro britânico sob pressão para cumprir a sua promessa de "retomar o controlo" das fronteiras do Reino Unido.

De recordar que, no ano passado, mais de 28.000 migrantes e refugiados fizeram a travessia da Europa continental para a Grã-Bretanha, na sua maioria em pequenas embarcações sem condições.

Leia Também: Multa por festa na pandemia? Boris ficou "muito, muito surpreendido"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório