Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Divulgados prémios de jornalismo sobre direitos das crianças

Expresso, Visão, Antena 1 e SIC são os órgãos que arrecadaram os prémios da 8.ª edição.

Divulgados prémios de jornalismo sobre direitos das crianças
Notícias ao Minuto

16:17 - 01/06/22 por Notícias ao Minuto

País Jornalismo

Foram anunciados esta quarta-feira os vencedores do prémio de jornalismo 'Os Direitos da Criança em Notícia', com os jornalistas do Expresso, Visão, Antena 1 e SIC a arrecadarem os primeiros lugares nas categorias de Nacional/Online, Rádio e Televisão, respetivamente.

O prémio é entregue todos os anos pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), através do Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens. Em comunicado, a instituição afirma que o prémio "tem como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos de referência, tendo sempre presentes os direitos estabelecidos pela Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU (1989) ratificada por Portugal".

Na categoria de Nacional/Online, as reportagens de Joana Pereira Bastos ('As Férias da Liberdade', Expresso) e Sílvia Caneco ('O pesadelo da pornografia de vingança', Visão) foram as vencedoras 'ex aequo'. Se na primeira, o júri destacou "a investigação aprofundada de infâncias difíceis em clandestinidade durante a ditadura", a da Visão venceu por "contribuir para retirar do silêncio uma temática que muitas vítimas tendem a esconder, por vergonha".

Na categoria de rádio, a reportagem de Nuno Amaral ('Cabo Delgado - A Bússola Estilhaçada', Antena 1) mostrou "as duras condições de vida dos refugiados internos". E no pequeno ecrã, Miriam Alves ('O sol, quando nasce', SIC) contribuiu para "a reflexão sobre os direitos da parturiente e a violência obstétrica".

Foram ainda entregues sete menções honrosas a trabalhos do Notícias Magazine, Expresso, Barlavento, RDP África e Canal 11.

Em comunicado, o escritor e presidente da SPA, José Jorge Letria, afirma que o prémio ajuda a estimular "o trabalho dos jornalistas e a sua liberdade de escrita e observação da realidade".

O anúncio acresce ainda que o júri, composto por Lídia Maropo, Manuel Pinto e Ioli Campos, salientaram "a qualidade do conjunto das peças a concurso, que abordaram problemáticas distintas, de forma aprofundada e cumprindo as exigências e requisitos do prémio, nomeadamente sobre a forma como são abordados os temas ligados à infância e juventude".

Os prémios serão entregues esta tarde, no Dia da Criança, no Salão Nobre do Teatro da Trindade, em Lisboa.

Leia Também: Jornal russo Novaia Gazeta recebe Grande Prémio de Jornalismo em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório