Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Enviado de Zelensky rejeita solução que não o estatuto de candidato à UE

O enviado especial do Presidente ucraniano insistiu hoje, em Lisboa, que a Ucrânia não aceitará qualquer outro compromisso por parte de Bruxelas que não o do estatuto de candidato à adesão à União Europeia (UE).

Enviado de Zelensky rejeita solução que não o estatuto de candidato à UE
Notícias ao Minuto

15:19 - 01/06/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Não, não aceitaremos nenhum compromisso e a única decisão que queremos é do estatuto de candidato", afirmou o enviado especial de Volodymyr Zelensky e seu vice-chefe de gabinete, Igor Zhovkva, em Lisboa, no final de uma reunião com o secretário de Estado dos Assuntos Europeus português, Tiago Antunes.

"Não precisamos de semi-decisões ou ausência de decisão. O que precisamos é de uma resposta clara se somos ou não somos capazes de tornar-nos um membro da UE", sublinhou, pedindo coragem política.

O responsável ucraniano reiterou que a Ucrânia está pronta a iniciar esse caminho e, mesmo admitindo que leve tempo, espera que seja adotado um procedimento acelerado.

"Pode levar tempo, pode levar meses ou anos, mas depende em muito da Comissão Europeia (...). Mas sim queremos um procedimento rápido. Queremos ser parte do futuro da Europa e não do passado da Rússia" afirmou Igor Zhovkva.

O enviado especial do Presidente ucraniano rejeitou vários argumentos apresentados, nomeadamente o facto de haver outros países, dos Balcãs por exemplo, que querem a adesão e esperam há mais tempo, adiantando que Zelensky recebeu cartas dos líderes da Macedónia do Norte e da Albânia garantindo claro apoio a que seja atribuído à Ucrânia, já em junho, o estatuto de candidato.

Tiago Antunes, por seu turno, disse que a reunião de hoje se segue ao apoio disponibilizado pelo primeiro-ministro, António Costa, na recente visita a Kiev e é a concretizado desse apoio em termos de assistência técnica à Ucrânia "no processo de integração europeia".

"Portugal tem conhecimento acumulado do seu próprio processo de adesão" e "continua naturalmente disponível para a partilha de experiência e de conhecimento em relação a um processo técnico exigente, complexo e rigoroso", disse o governante português, insistindo na posição de Portugal de que este pode ser um processo longo.

Tiago Antunes disse ainda que Portugal continua à espera de detalhes da proposta de criação de uma "comunidade política europeia" para ter uma posição sobre a matéria.

No início de maio, o Presidente francês, Emmanuel Macron, cujo país detém a presidência rotativa semestral do Conselho da UE, propôs a criação de uma "comunidade política europeia" como um "complemento" ao processo de adesão.

Uma proposta que Volodymyr Zelensky criticou, insistindo no início imediato do processo para uma plena adesão de Kiev ao bloco comunitário.

[Notícia atualizada às 16h45]

Leia Também: Países Baixos anunciam maior investimento em defesa desde a Guerra Fria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório