Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Cinco mortos em operação "antiterrorista" no leste do Tajiquistão

Cinco pessoas foram hoje mortas no decurso de uma operação "antiterrorista" no leste do Tajiquistão, numa região junto à fronteira com o Afeganistão e a China afetada por confrontos armados, indicaram as autoridades.

Cinco mortos em operação "antiterrorista" no leste do Tajiquistão
Notícias ao Minuto

14:05 - 31/05/22 por Lusa

Mundo Terrorismo

Cinco "membros de uma organização criminal e terrorista foram neutralizados" após terem apresentado "resistência armada" às forças de segurança, declarou o Ministério do Interior, citado pela agência noticiosa estatal Khovar.

No local, as autoridades detetaram diversas armas de assalto e explosivos, segundo a mesma fonte.

As autoridades desencadearem em meados de maio uma operação "antiterrorista" na região autónoma de Gorno-Badakhchan (BGAO), uma vasta zona montanhosa do maciço do Pamir, que representa perto de metade da superfície do Tajiquistão, mas com apenas 200.000 dos nove milhões de habitantes do país.

A região faz fronteira com o Afeganistão, com a China e com o Quirguistão.

As forças tajiques efetuaram nos últimos dias diversos 'raides', num contexto de crescentes tensões com dirigentes locais.

No total, e incluindo o balanço hoje anunciado, 13 pessoas foram mortas desde o início da operação "antiterrorista", incluindo um militar, e detidas dezenas de pessoas.

Em 22 de maio, as autoridades anunciaram a morte de Mamadbokir Mamadbokirov, o poderoso chefe de um grupo armado, durante um confronto "entre grupos criminosos".

O Tajiquistão, a mais pobre das ex-repúblicas soviéticas da Ásia central, depende em grande parte dos seus trabalhadores emigrados na Rússia.

Na década de 1980, o país foi assolado por uma guerra civil com os islamistas e opositores ao regime no poder, em particular grupos do Gorno-Badakhchan.

Desde 1992 que o país é dirigido por Emomali Rakhmon, cuja deriva autoritária tem sido denunciada por numerosas organizações não-governamentais (ONG) e capitais ocidentais.

Os confrontos entre as forças tajiques e diversos grupos armados, islamistas ou traficantes de droga provenientes do Afeganistão, ainda eram frequentes na década de 2000, mas tornaram-se menos expressivos a partir da década seguinte.

Leia Também: Bielorrússia condena opositor a 22 anos de prisão por alegado terrorismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório