Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Canadá investiga possíveis abusos em contratações

O governo federal canadiano está a investigar três concessões da rede McDonald's na Columbia Britânica por alegado abuso do Programa de Trabalhadores Temporários Estrangeiros.

Canadá investiga possíveis abusos em contratações

O ministro do Emprego canadiano, Jason Kenney, disse hoje que o seu ministério "suspendeu todas as autorizações de trabalho para os empregados naquelas concessões, enquanto se aguarda pelo resultado da investigação", na sequência de uma inspeção a uma daquelas unidades do gigante da fast-food.

Kenney disse que se o proprietário da concessão "mentiu na candidatura original de empregar trabalhadores estrangeiros temporários", a Agência de Serviços de Fronteira do Canadá "pode fazer acusações sob a lei da imigração".

O ministro acrescentou que as sanções para as acusações incluem até cinco anos de prisão e multas que chegam até aos 100 mil dólares (66,4 mil euros).

Entretanto, a McDonald´s do Canadá já se pronunciou sobre o caso, referindo que não vai esperar pelo resultado da investigação, estando a tomar medidas para "demitir o proprietário da concessão".

A empresa acrescentou que "não tolera infrações de qualquer tipo, seja com ou sem intenções".

A rede de fast-food confirmou que três unidades em Victoria (Colúmbia Britânica) têm 26 trabalhadores estrangeiros na sua equipa.

Os donos dos restaurantes são acusados de terem contratado trabalhadores estrangeiros em prejuízo dos canadianos.

No ano passado, foram tornados públicos vários casos de abusos do Programa Temporário de Trabalhadores Estrangeiros, incluindo por parte do Royal Bank of Canada, que ter substituiu diversos empregados após ter contratado operadores de computadores a um fornecedor estrangeiro.

O programa também tem sido criticado porque algumas empresas procuram reduzir os custos laborais através dele como a primeira opção na contratação, e não como a última.

Segundo dados oficiais, o número de trabalhadores temporários no Canadá aumentou para o dobro nos últimos sete anos para cerca de 340 mil em dezembro de 2012. O maior crescimento surgiu nos anos seguintes à crise económica de 2008-2009, quando centenas de milhares de canadianos ficaram sem trabalho.

O Governo anunciou este ano que está a preparar multas pesadas para quem violar as regras do programa e que vão entrar em vigor em 2015.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório