Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Putin pronto para facilitar exportação de cereais com ajuda da Turquia

Em causa está a exportação de cereais a partir dos portos ucranianos, que têm estado bloqueados.

Putin pronto para facilitar exportação de cereais com ajuda da Turquia
Notícias ao Minuto

17:29 - 30/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, garantiu, numa conversa com o seu homólogo turco, Tayyip Erdogan, que está pronto para facilitar, "sem impedimentos" e em coordenação com a Turquia, a exportação de mercadorias no mar Negro, nomeadamente os cereais nos portos ucranianos.

Segundo revelou o Kremlin, Putin reiterou que a Rússia também pode exportar volumes significativos de fertilizantes e alimentos caso sejam suspensas as sanções contra Moscovo. 

"Durante a discussão da situação na Ucrânia, a ênfase foi colocada em garantir a navegação segura nos mares Negro e Azov e eliminar a ameaça de minas nas suas águas", disse o Kremlin, citado pela Sky News, num balanço sobre a conversa com Erdogan.

"Vladimir Putin observou a prontidão do lado russo para facilitar o trânsito marítimo de mercadorias sem impedimentos em coordenação com os parceiros turcos. Isto também se aplica à exportação de grãos dos portos ucranianos", acrescentou.

Recorde-se que os portos ucranianos têm estado bloqueados pela Rússia, que tem impedido a exportação de produtos da Ucrânia por via marítima. A Turquia tem estado em negociações com os dois países, nomeadamente para abrir um corredor através do estreito Bósforo para as exportações de cereais, tal como tinha revelado um alto funcionário turco na semana passada.

Já no sábado, a Rússia tinha dito que estava "pronta" para ajudar a encontrar opções para uma exportação "sem entraves" de cereais da Ucrânia, após uma conversa telefónica entre Putin, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz. Contudo, alertou para os riscos de uma maior "desestabilização" da situação se continuarem as entregas de armas ocidentais em Kyiv. 

Os dois países, Ucrânia e Rússia, produzem um terço do trigo produzido a nível mundial.

Leia Também: Portugal tem reservas de cereais "para cerca de um mês", diz ministra


 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório