Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Dinamarqueses decidem se país adota Política Comum de Defesa da UE

Os dinamarqueses decidem na quarta-feira em referendo se o país adere à Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia (UE), abolindo uma exceção que desde 1993 mantém a Dinamarca fora desse domínio das políticas comuns.

Dinamarqueses decidem se país adota Política Comum de Defesa da UE
Notícias ao Minuto

16:44 - 30/05/22 por Lusa

Mundo Dinamarca

As sondagens sugerem uma maioria a favor do fim do 'opt-out', no referendo convocado pela primeira-ministra, a social-democrata Mette Frederiksen, com a justificação de que, após a invasão russa da Ucrânia, a situação de segurança na Europa mudou radicalmente.

Numa sondagem publicada no domingo, 65,4% dos entrevistados disseram que no referendo a realizar a 01 de junho votarão a favor da Dinamarca abandonar a cláusula de exceção.

Pelo contrário, 34,6% indicaram que vão votar contra, de acordo com o inquérito realizado pela Megafon para o canal de televisão público TV2.

Em relação a uma sondagem realizada dez dias antes, os inquiridos a favor do sim no referendo aumentaram seis pontos percentuais, enquanto a percentagem de indecisos baixou de 29% para 22%.

A maioria das forças políticas com representação parlamentar apoiam o sim, com exceção dos partidos de extrema-direita, o Partido Popular Dinamarquês e a Nova Direita, e do partido de esquerda Aliança Vermelha-Verde.

A Dinamarca adotou em 1993, logo após a assinatura do Tratado europeu de Maastricht em 1992, exceções à política comunitária em quatro domínios: união monetária e económica, defesa, cooperação policial e jurídica e cidadania.

Em duas consultas posteriores, os dinamarqueses recusaram em 2000 aderir ao euro e em 2015 abolir a exceção na área jurídica.

A exceção à Política Comum de Segurança e Defesa significa que a Dinamarca não pode participar em áreas relacionadas com a defesa e segurança do bloco comunitário, nem em hipotéticas operações militares da UE.

O país também não tem direito a votar nos Conselhos de Ministros europeus sobre questões nesse domínio.

O referendo da próxima quarta-feira na Dinamarca surge num momento de mudança mais ampla para uma política de defesa mais pan-europeia catalisada pela invasão da Ucrânia, que levou, por exemplo, a Finlândia e a Suécia a apresentarem o pedido formal de adesão à NATO.

Membro da Aliança Atlântica, a Dinamarca é um dos fortes defensores da adesão dos seus vizinhos nórdicos e tem sido também ativa na ajuda militar à Ucrânia, na guerra contra a invasão por tropas da Rússia.

Leia Também: Bruxelas notificada sobre exceção ibérica para gás e garante rápido aval

Recomendados para si

;
Campo obrigatório