Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Exército egípcio abate dez alegados terroristas no Sinai

O exército egípcio afirmou hoje que matou dez supostos terroristas no norte do Sinai, na parte oriental do Egito, na sequência da intensificação das operações contra os grupos extremistas naquele território, onde opera uma filial do Estado Islâmico.

Exército egípcio abate dez alegados terroristas no Sinai
Notícias ao Minuto

13:47 - 29/05/22 por Lusa

Mundo Sinai

"Os terroristas abriram fogo contra as Forças Armadas, o que resultou na morte de dez terroristas muito perigosos" que possuíam várias armas e munições, indicou num comunicado o porta-voz do exército egípcio, Gharib Abdelhafez, citado pela agência Efe.

De acordo com o porta-voz, a operação deu-se depois do exército descobrir um "refúgio de terroristas" em que estavam entrincheirados alguns dos extremistas, sem dar mais detalhes sobre a data da operação.

Além dos dez supostos terroristas, os militares detiveram outro suspeito ferido "antes que pudesse escapar", e a quem foram aplicadas "as medidas legais por parte das autoridades competentes", refere o comunicado.

O exército egípcio intensificou este mês a sua campanha contra os extremistas no Sinai, depois de confirmada a morte de pelo menos 16 militares em ações reivindicadas pelo Estado Islâmico.

Mais de 3.200 pessoas morreram e mais de 12 mil ficaram feridas na sequência de confrontos com células terroristas desde 2013 em todo o Egito, segundo dados revelados recentemente pelo presidente egípcio, Abdelfatah al Sisi.

As forças egípcias levam a cabo desde 2018 uma campanha contra o terrorismo no centro e norte da península do Sinai, onde se estabeleceram grupos radicais.

Leia Também: Fundação Mo Ibrahim. COP27 deve ter em conta "especificidade" de África

Recomendados para si

;
Campo obrigatório