Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2022
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 19º

ONU pede que China evite "medidas arbitrárias" contra minoria uiguir

A alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, exortou hoje a China a evitar "medidas arbitrárias" nas suas ações "anti-terroristas" na região noroeste de Xinjiang.

ONU pede que China evite "medidas arbitrárias" contra minoria uiguir

Michelle Bachelet acrescentou que a sua visita à região noroeste da China de Xinjiang não é uma "investigação" sobre alegados abusos contra minorias muçulmanas na área, como os uigures.

Numa conferência de imprensa virtual para assinalar o final da sua viagem, que começou na segunda-feira, a ex-presidente chilena esclareceu que uma visita de "alto nível" como a sua não permite a "metodologia detalhada" de um "trabalho de natureza investigatória".

Aquela responsável adiantou que o governo regional de Xinjiang lhe assegurou que a rede de "centros de formação profissional", acusada por organizações de direitos humanos de ser uma rede de "campos de reeducação", tinha sido "desmantelada".

A região chinesa de Xinjiang tem sido desde há muito cenário de ataques contra civis cometidos, segundo o Governo, por separatistas e islamistas uigures.

Em nome do antiterrorismo, o território tem sido objeto de vigilância apertada desde há vários anos e estudos ocidentais acusam Pequim de ter internado mais de um milhão de uigures e membros de outros grupos étnicos muçulmanos em "campos de reeducação".

A China, por seu turno, denuncia relatórios tendenciosos e fala de "centros de formação profissional" concebidos para erradicar o extremismo.

Na conferência de imprensa de hoje, a ex-presidente chilena, de 70 anos, assegurou que Pequim "não tinha supervisionado" as suas reuniões em Xinjiang.

Leia Também: EUA "chocados" com novas revelações sobre repressão de minoria uigur

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório