Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Presidente do Brasil promete recriar Ministério da Indústria e Comércio

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou que pretende recriar ainda este ano o Ministério da Indústria e do Comércio, que foi incorporado na pasta da Economia quando assumiu o cargo em janeiro de 2019.

Presidente do Brasil promete recriar Ministério da Indústria e Comércio
Notícias ao Minuto

17:42 - 27/05/22 por Lusa

Mundo Jair Bolsonaro

Bolsonaro prometeu que vai recriar o Ministério da Indústria e Comércio num evento organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte, na quinta-feira. 

Segundo o chefe de Estado, essa ideia precisava amadurecer, mas agora a decisão "está selada". A afirmação ocorreu depois de ter sido publicamente pressionado pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

"Não é possível que a indústria continue sem ter seu ministério", disse Roscoe ao chefe de Estado brasileiro.

Caso a promessa se concretize, o atual Governo brasileiro terá 24 ministérios no último ano de mandato de Bolsonaro, número muito maior do que os 15 ministérios que garantia manter se vencesse as eleições presidenciais em 2018, quando defendia a redução do tamanho do Estado.

Depois de uma reforma ministerial promovida no início do seu Governo, Jair Bolsonaro mudou de ideia e já recriou os ministérios das Comunicações e do Trabalho, que colocou a cargo de aliados para fortalecer sua base parlamentar e satisfazer os partidos de centro-direita que controlam o Congresso.

Bolsonaro aspira a ser reeleito nas presidenciais marcadas para outubro, embora no momento todas as sondagens de intenção de voto o afastem dessa possibilidade.

O chefe de Estado brasileiro está em segundo lugar em intenção de votos, com apoio de 27% dos brasileiros, muito atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teria 48% dos votos, segundo uma pesquisa divulgada na quinta-feira do Instituto Datafolha.

Leia Também: Lula perto de vencer à 1.ª volta nas eleições presidenciais brasileiras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório