Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Manifestantes no Irão protestam após queda de prédio que matou 24 pessoas

Centenas de pessoas marcharam pelas cidades no Irão para exigir justiça para os responsáveis pelo desabamento de um prédio no início desta semana que matou 24 pessoas, informaram hoje os 'media' locais.

Manifestantes no Irão protestam após queda de prédio que matou 24 pessoas
Notícias ao Minuto

13:41 - 27/05/22 por Lusa

Mundo Irão

Na segunda-feira, o edifício Metropol, de 10 andares, em construção em Abadan, uma das principais cidades iranianas, com 230 mil habitantes, na província de Khuzestan, no sudoeste do país, desabou parcialmente no coração de uma rua movimentada.

Vídeos e fotos divulgados no 'site' da agência de notícias Fars mostram centenas de moradores a marchar pelas ruas de Abadan, na noite de quinta-feira, para lamentar as vítimas, entoando cânticos contra a "incompetência" das autoridades iranianas.

O mesmo ocorreu em Khorramshahr, uma cidade na mesma província, onde os moradores exigiram um julgamento "sério" para os responsáveis pela tragédia.

"De acordo com as últimas informações, o número de pessoas mortas no incidente do Metropol subiu para 24", informou a agência noticiosa Isna, citando o governador da cidade, Ehsan Abbaspour.

Inicialmente, as autoridades relataram ferimentos em 37, mas a maioria delas recebeu alta do hospital, não se sabendo quantas pessoas poderão ainda estar presas entre os escombros.

O líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, ofereceu as condolências aos moradores de Abadan, pedindo que os responsáveis pela tragédia sejam processados e punidos.

As autoridades policiais locais anunciaram na terça-feira a detenção de pelo menos 10 pessoas, incluindo o presidente da câmara de Abadan e dois ex-autarcas, acusados de serem "responsáveis" pela tragédia.

Leia Também: Colapso de edifício no Irão mata pelo menos 19 pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório