Meteorologia

  • 26 JUNHO 2022
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

Negociador russo é nomeado líder de partido de extrema-direita

Um dos negociadores russos para a Ucrânia, Leonid Slutski, foi nomeado hoje como líder do Partido Liberal Democrático da Rússia (LDPR, extrema-direita), um aliado próximo da Presidência russa (Kremlin).

Negociador russo é nomeado líder de partido de extrema-direita
Notícias ao Minuto

13:26 - 27/05/22 por Lusa

Mundo Rússia

Slutski, que dirige a comissão de Assuntos Internacionais da Duma (câmara dos deputados), recebeu apoio unânime dos 86 delegados que participaram na votação, na qual foi candidato único.

Em meados de maio, Slutski, de 54 anos, já tinha sido eleito líder do grupo parlamentar do LDPR na câmara baixa do parlamento russo.

Leonid Slutski vai substituir Vladimir Zhirinovski, fundador do partido, em 1989, que morreu no início de abril, aos 75 anos.

Zhirinovski, um dos políticos mais populares da Rússia desde a queda da União Soviética, em 1991, era conhecido pelos seus escândalos, explosões e críticas ferozes ao Ocidente.

Slutski, que anunciou que vai reformar o programa do partido para dar prioridade às políticas sociais, assegurou que o LDPR irá continuar a ser "um partido de oposição" que exercerá uma "oposição construtiva".

Os comunistas, o segundo maior partido representado na Duma, depois do Rússia Unida, e a oposição extraparlamentar têm acusado os ultranacionalistas de apoiarem cegamente a política do Kremlin.

Em relação às negociações com a Ucrânia, Slutski admitiu que estão a decorrer em "low profile" (de forma discreta), mas considerou que o formato atual não precisa ainda de ser alterado.

O LDPR, que venceu as eleições legislativas em 1993, sofreu um golpe nas eleições de setembro de 2021, quando perdeu 18 deputados na Duma, tendo agora 21, menos 36 que os comunistas.

Leia Também: Julgamento deve "considerar o regimento Azov uma organização terrorista"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório