Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Rússia diz que a "guerra total" do Ocidente contra Moscovo vai durar

O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, denunciou hoje "uma guerra total" do Ocidente contra a Rússia e estimou que esta durará "muito tempo".

Rússia diz que a "guerra total" do Ocidente contra Moscovo vai durar
Notícias ao Minuto

13:00 - 27/05/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"O Ocidente anunciou uma guerra total contra nós, contra todo o mundo russo", disse Lavrov durante uma reunião com autoridades das regiões russas.

"Podemos dizer com certeza que esta situação permanecerá connosco por muito tempo", afirmou.

"Os Estados Unidos e os seus satélites dobram, triplicam, quadruplicam os seus esforços para conter a Rússia, usando um instrumento muito amplo: de sanções económicas unilaterais e ainda uma propaganda profundamente enganosa no espaço dos meios de comunicação globais", sublinhou Lavrov, denunciando uma "russofobia sem precedentes".

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo também atacou "a chamada cultura do cancelamento", assegurando que os ocidentais continuarão a banir os clássicos russos: Tchaikovsky e Dostoievski, Tolstoi, Pushkin.

Muitas instituições culturais ocidentais cessaram a sua cooperação com instituições estatais russas ou baniram artistas que apoiam a ofensiva russa contra a Ucrânia.

Moscovo acusa a Ucrânia de estar nas mãos de neonazis culpados de orquestrar um suposto genocídio da população de língua russa e o Ocidente de travar uma guerra por procuração contra a Rússia.

A guerra na Ucrânia causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas de suas casas -- mais de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,6 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também segundo as Nações Unidas, cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

A ONU confirmou na quinta-feira que 3.974 civis morreram e 4.654 ficaram feridos, sublinhando que os números reais poderão ser muito superiores e só serão conhecidos quando houver acesso a cidades cercadas ou a zonas até agora sob intensos combates.

Leia Também: Ucrânia. ACNUR pede quase 700 milhões para refugiados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório