Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Texas. A cronologia dos acontecimentos do ataque

Reveja a cronologia dos factos, desde a compra das armas por Salvador Ramos ao desfecho trágico na Robb Elementary School.

Texas. A cronologia dos acontecimentos do ataque
Notícias ao Minuto

09:18 - 27/05/22 por Tomásia Sousa

Mundo Texas

Salvador Ramos entrou, na terça-feira, numa escola primária de Uvalde, estado do Texas, com uma pistola e uma espingarda, vitimando 19 crianças e as duas professoras. Foi abatido pela polícia. Ainda em casa, disparou sobre a avó, que se encontra hospitalizada em estado crítico.

A demora da polícia norte-americana a entrar na sala de aula onde o atirador se barricou tem motivado críticas no país.

O porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas já explicou, na quinta-feira, que as autoridades terão chegado ao local "quatro minutos depois", mas foram impedidas de agir "devido aos tiros".

Veja ou reveja, abaixo, a cronologia de todos os acontecimentos:

17 de maio: No dia em que completa 18 anos, Salvador Ramos compra legalmente uma arma desportiva semiautomática numa loja em Ulvade.

18 de maio: Ramos compra 375 cartuchos de munição a um vendedor desconhecido.

19 de maio: Ramos compra uma segunda arma na mesma loja.

24 de maio: Algures entre as 11h e as 11h15, o jovem envia três mensagens privadas nas redes sociais: "Vou atirar sobre a minha avó", "Disparei contra a minha avó", "Vou disparar numa escola primária".

11h28 - Salvador Ramos embate com a carrinha perto da escola, depois de sair de casa onde atingiu a avó a tiro. Ele decide sair do veículo, carregando consigo um saco com munições e uma arma. Disparou, depois, contra dois transeuntes que passavam no outro lado da estrada, segue em direção à Robb Elementary School e salta uma vedação. Já no parque de estacionamento da escola, dispara várias vezes contra o edifício.

11h40 - Entra no estabelecimento de ensino através de uma porta destrancada e dispara vários tiros. Os primeiros relatórios davam conta de que o atirador teria sido confrontado por um oficial de recursos da escola, mas essa informação não foi entretanto confirmada.

11h44 - Agentes de várias esquadras da polícia começam a chegar ao local, mas foram recebidos com tiros e recuaram.

Três policias entraram pela mesma porta que o atirador usou para entrar na escola e quatro passaram por outra entrada, conforme explicou o porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas, Chris Olivarez, à CNN.

Nessa altura, o atirador já conseguira entrar numa sala de aula e disparar sobre alunos e professores. A polícia relata ter ouvido pelo menos 25 tiros vindos da sala enquanto mandava estudantes e docentes sairem do edifício.

Entre as 11h40 às 12h40 - A polícia pede mais ajuda, solicitando equipas táticas, equipamentos especiais, coletes à prova de bala, atiradores de precisão e negociadores de reféns. 

Durante cerca de uma hora, Salvador Ramos esteve barricado na sala de aula e, cá fora, os agentes lidavam com os gritos dos familiares a incentivá-los a entrar: "Entrem lá, entrem lá!", ouvia-se.

Cerca das 12h40 - A equipa tática da Patrulha de Fronteira dos EUA chega, colocando um ponto final ao tiroteio e abatendo o suspeito.

Este foi o tiroteio mais mortífero numa escola dos Estados Unidos desde o ataque a Sandy Hook, no Connecticut, que vitimou 20 crianças e seis funcionários.

Leia Também: Texas. Paramédico relata momento em que descobriu que filha tinha morrido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório