Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Clima. G-7 podem liderar saída do carvão, diz ministro alemão

O ministro do Clima e da Energia alemão, Robert Habeck, disse na quinta-feira que os grupo dos sete países mais industrializados (G-7) podem liderar o processo para acabar com o uso do carvão.

Clima. G-7 podem liderar saída do carvão, diz ministro alemão
Notícias ao Minuto

07:02 - 27/05/22 por Lusa

Mundo Clima

O carvão é um combustível fóssil que é responsável por um quinto das emissões dos gases com efeito de estufa causadas pelos humanos.

Dirigentes do G-7 estão reunidos em Berlim durante três dias, durante os quais vão procurar chegar a acordo sobre a mudança dos combustíveis fósseis para as energias renováveis, que os cientistas classificam como urgentemente necessária para responder à rutura climática.

"O G-7 (...) pode talvez assumir um papel pioneiro no caminho para acabar com o uso do carvão na produção de eletricidade e na descarbonização do sistema de transporte", disse Habeck.

Membros do G-7, Reino Unido, França e Itália estabeleceram prazos para acabar com aquela produção de eletricidade nos próximos anos, a Alemanha e o Canadá apontam para 2030, o Japão quer mais tempo e o governo de Joe BIden definiu o objetivo de acabar com a geração de eletricidade a partir de combustíveis fósseis até 2035.

Estabelecer um prazo comum colocaria mais pressão sobre outros grandes poluidores.

Habeck disse que a questão vai estar presente na cimeira do G-7, em Elmau, na Alemanha, em julho, e depois na das 20 principais economias no final deste ano.

Leia Também: Alemanha cria 'ponte ferroviária' para as exportações de cereais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório