Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

EUA esperam colaboração futura em segurança e transparência com Angola

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, reuniu-se hoje com o ministro dos Negócios Estrangeiros angolano, Tete António, esperando "uma colaboração futura em segurança e transparência com Angola", tendo aplaudido as reformas feitas pelo país africano.

EUA esperam colaboração futura em segurança e transparência com Angola
Notícias ao Minuto

22:52 - 26/05/22 por Lusa

Mundo Antony Blinken

um grande prazer receber o meu colega, o ministro das Relações Exteriores de Angola, aqui no Departamento de Estado. Temos entre os Estados Unidos e Angola uma relação bilateral forte, mas também uma parceria crescente em interesses mútuos, como comércio, saúde, clima, governação", disse Blinken no início do encontro, citado em comunicado.

O secretário de Estado destacou "alguns novos investimentos importantes" norte-americano em Angola, como a Africell e Sun Africa, que estão a "produzir resultados reais", frisando que espera "uma colaboração futura em segurança e transparência".

"Vamos falar sobre tudo isso, e eu também quero aplaudir a importante agenda de reformas que Angola está a perseguir, política e económica, que está a ter um impacto real", observou Blinken.

Por sua vez, Tete António destacou que o encontro entre os dois governante surgiu "no momento perfeito, porque no dia 19 de maio Angola celebra 29 anos de relações diplomáticas com os Estados Unidos".

Já após o encontro, que decorreu em Washington, capital norte-americana, o porta-voz do Departamento de Estado informou que foram discutidos compromissos mútuos para uma "relação bilateral forte baseada em interesses comuns no combate à corrupção e no reforço do investimento".

Os dois governantes "também reviram os progressos no combate à crise climática e na promoção da segurança regional e cooperação entre as nações do Atlântico que compartilham desafios e oportunidades marítimas na Bacia do Atlântico", disse Ned Price, em comunicado.

Leia Também: EUA "muito preocupados" com planos de Erdogan de lançar ofensiva na Síria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório