Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Tim, de 17 anos, espera por 'luz verde' britânica. "Não há humanidade"

O jovem refugiado de 17 anos está impedido de entrar no Reino Unido, onde tem uma família de acolhimento à espera, mas governo britânico dificulta a entrada.

Tim, de 17 anos, espera por 'luz verde' britânica. "Não há humanidade"
Notícias ao Minuto

19:41 - 26/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Timothy Tymoshenko é um jovem que, à semelhança de muitos outros ucranianos, viu a sua família separar-se devido à invasão das tropas russas na Ucrânia. A decisão foi, no entanto, tomada pela mãe, que devido ao autismo de Tim, como é tratado, achou que o melhor seria separar-se dos seus filhos e fazer com que estes chegassem à Polónia, onde agora vivem.

Tal como conta o The Guardian, a situação stressante da guerra, as correrias para os abrigos anti bombas e os sons das sirenes constantes tornavam a situação ainda mais sensível.

Apesar de os irmãos estarem a salvo na Polónia, candidataram-se para o programa do governo britânico Home for Ukraine, que consiste no acolhimentos de refugiados por parte de famílias britânicas. No entanto, Tim e Yurii têm visto a sua entrada no país a ser constantemente atrasada, porque, de acordo com o executivo de Boris Johnson, só são aceites menores acompanhados.

"Quando os generosos britânicos estendem uma mão à nossa família nós não a conseguimos agarrar porque os documentos não vão ser aceites. Como mãe, estou sob imenso stress e quero respirar de alívio pelos meus filhos não estarem sob bombardeamentos e estarem com pessoas amáveis e responsáveis", afirmou Anna, citada pela publicação britânica.

Também Jim Parton, que recebeu os dois irmãos, assim como outros refugiados ucranianos, está frustrado com a situação. "É uma vergonha que esteja a demorar tanto tempo. Não há qualquer tipo de humanidade da parte do governo britânico em reconhecer este como um caso especial", referiu.

Julie Elliot, que está disposta a receber as duas crianças, contou que é esperada uma decisão nos próximos 14 dias. "Mas 14 dias é muito tempo para uma criança quando ninguém está a cuidar delas", considerou, apelando ao executivo de Boris Johnson que baixe as defesas nas entradas de menores de idade que não estão acompanhados. "Elas não vão dar problemas a ninguém", notou.

Julie já conheceu Tim, de 17 anos, e o irmão, Yurii, de 18 anos. De acordo com o The Guardian, a mulher encontrou Tim desidratado e esfomeado. "Ele precisa de alguém que cuide dele por forma a garantir que coma e beba regularmente", relatou.

Leia Também: Ucrânia: Novos bombardeamentos provocam sete mortos em Kharkiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório