Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Texas. Atirador terá ameaçado colegas e exibido cicatrizes autoinfligidas

Jovem de 18 anos matou 19 crianças e dois adultos numa escola primária em Uvalde.

Texas. Atirador terá ameaçado colegas e exibido cicatrizes autoinfligidas
Notícias ao Minuto

13:29 - 26/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Tiroteio no Texas

À medida que a investigação ao tiroteio sangrento no Texas prossegue, mais detalhes são conhecidos sobre Salvador Ramos, o jovem de 18 anos que abriu fogo numa escola em Uvalde na terça-feira, matando 19 crianças e dois adultos antes de ser abatido pela polícia.

Ramos, de 18 anos, terá publicado mensagens e fotografias nas redes sociais com as armas que comprou, pouco antes do tiroteio. As autoridades também contam que o atirador tinha comportamentos agressivos contra a família e, segundo a ABC News, também contra os colegas de escola.

Alguns dos seus antigos colegas contaram à televisão norte-americana que Salvador Ramos demonstrou comportamentos anormais e agressivos na Escola Secundária de Uvalde (do inglês Uvalde High School), e chegou mesmo a ameaçá-los fisicamente.

Natahn Romo, antigo colega e amigo de Salvador Ramos, disse que o atirador era conhecido por lutar com estudantes e chegou mesmo a ameaçar de morte o seu amigo. "Eu era amigo dele, e disse-lhe que tinha de parar de o ser porque ele estava a ser estranho, não só comigo mas com muita gente", contou.

Outro colega de turma, Yarelli Vasquez, relata uma ocasião em que o adolescente se cortou e gabou-se das lesões na cara. "Ele tinha cicatrizes na cara e lembro-me de alguém perguntar: 'O que aconteceu, estás bem?' Porque ele apareceu na escola com elas e disse-lhes simplesmente, com um sorriso: 'Eu fiz isto a mim mesmo porque gosto do aspeto'".

Nas mensagens que a polícia recolheu das redes sociais de Salvador Ramos, este alegadamente terá deixado fotos perturbadoras, com armas e imagens de abuso sobre animais.

Segundo a ABC News, as autoridades estão a contactar os utilizadores do Instagram para quem o atirador enviou várias fotos de armas e mensagens. Uma pessoa contou na segunda-feira que Salvador Ramos lhe deixou uma mensagem a dizer: 'Espera até amanhã', referindo-se ao tiroteio que tinha planeado na escola.

"Ninguém o levou a sério", comentou.

Poucos dias antes do tiroteio, Salvador Ramos fez 18 anos e comprou duas armas semiautomáticos numa loja em Uvalde - segundo a lei do estado do Texas, a compra de armas é permitida a partir dos 18 anos e, aos 21, é permitido andar com a arma sem licença.

Nos dias que se sucederam, o debate em torno da compra e porte de armas nos Estados Unidos reacendeu-se, com os democratas a exigirem mais restrições à compra de armas no país, e os republicanos conservadores, na clara minoria neste assunto, a serem intransigentes sobre a sua defesa do direito ao porte de arma.

Leia Também: Texas. Atirador esteve na escola cerca de uma hora até polícia entrar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório