Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Rússia culpa Ocidente por bloqueio das exportações de cereais

Portos ucranianos têm estado bloqueados. Turquia estará em negociações com os dois países.

Rússia culpa Ocidente por bloqueio das exportações de cereais

A Rússia culpou, esta quinta-feira, o Ocidente pelo bloqueio das exportações de cereais na Ucrânia. “Nós categoricamente não aceitamos essas acusações. Pelo contrário, culpamos os países Ocidentais por tomarem medidas que levaram a isso”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela Sky News, já depois de Liz Truss, ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, acusar o presidente russo, Vladimir Putin, de tentar manter o mundo como “refém” através do bloqueio às exportações de cereais. 

Recorde-se que, recentemente, foram divulgadas imagens de satélite, pela CNN, que mostram navios russos no porto de Sebastomol, na Crimeia, alegadamente a transportar cereais roubados – sustentando assim as acusações das autoridades ucranianas, que dizem que a Rússia está a roubar os cereais do país. Ao mesmo tempo, a Rússia continua a bloquear os portos ucranianos e a impedir a exportação de produtos por via marítima. 

Antes do início da guerra, o trigo russo e ucraniano representava quase 30% do comércio mundial. Segundo os dados do Departamento de Estado norte-americano, a Ucrânia é o quarto maior exportador mundial de milho e o quinto maior de trigo.

Entretanto, o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, que ajuda a combater a insegurança alimentar global e que compra cerca de metade do trigo da Ucrânia todos os anos, já avisou que se registarão consequências terríveis se os portos ucranianos não forem reabertos.

A Sky News destaca que um alto funcionário turco revelou que a Turquia - país que tem desempenhado um papel de mediador no conflito - encontra-se em negociações com os dois países para abrir um corredor através do estreito Bósforo para as exportações de cereais.

Leia Também: Reino Unido pede à Rússia para deixar de roubar cereais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório