Membros da OMS vão rever modelo de financiamento

Os Estados Unidos da América e a Alemanha são os maiores países que mais dinheiro doam à Organização Mundial de Saúde (OMS).

OMS organização mundial de saúde

© Getty Images

Notícias ao Minuto
25/05/2022 16:59 ‧ 25/05/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

OMS

Os membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) concordaram formalmente, na terça-feira, em rever o modelo de financiamento, que foi descrito como "fundamentalmente podre" devido à sua dependência excessiva dos doadores.

O plano, com o qual os membros já tinham concordado no mês passado, é visto como um dos ​​mais importantes da Assembleia Mundial da Saúde anual da agência da Organização das Nações Unidas (ONU), que decorre nesta semana em Genebra.

Segundo a Reuters, o acordo significaria que as taxas, de pagamento obrigatório aumentariam até 50% do orçamento da OMS até 2030-2031, o mais tardar, desde que o órgão implementasse as sugestões de reforma dos membros. De salientar que são os Estados Unidos da América e a Alemanha os países que mais doam à OMS.

As taxas obrigatórias dos 194 membros da OMS costumavam representar a maior parte do orçamento da agência de saúde da ONU. Contudo, nos nos últimos anos essa percentagem diminuiu para apenas 16%, de acordo com dados da OMS.

Esta redução fez com que a OMS ficasse excessivamente dependente de milhares de doações individuais que são destinadas a programas específicos, o que dificulta a capacidade do órgão de alocar dinheiro para as causas que considerar que mais necessitam.

Leia Também: Monkeypox. "Situação é preocupante", alerta OMS

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas