Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Livro aponta que Igreja Católica vive um dos "momentos mais importantes"

A Igreja Católica, em processo sinodal, "está a viver um dos momentos mais importantes" dos tempos modernos, depois do Concílio Vaticano II, defende frei Fernando Ventura, no livro "Todos Nós Somos Sendo", escrito com o jornalista Joaquim Franco.

Livro aponta que Igreja Católica vive um dos "momentos mais importantes"
Notícias ao Minuto

15:31 - 25/05/22 por Lusa

Mundo Joaquim Franco

Na obra, apresentada esta semana em Lisboa, o frade franciscano considera que este processo "impõe justamente levar a cumprimento as instituições originais e originantes do Concílio que passem pela desmontagem de todas as 'pirâmides' prepotentes de governo e de relação 'de cima para baixo' -- dentro e fora da Igreja, mas a começar pela Igreja".

A urgência "de criar relações redimidas a 360 graus, sem senhores nem escravos, sem dominadores nem dominados, sem gente que tem a mania que tem Deus na barriga" é também defendida no livro, o terceiro de conversas entre o jornalista Joaquim Franco, especializado na temática religiosa, e o franciscano capuchinho Fernando Ventura, atual diretor da revista Bíblica.

Na obra, prefaciada por Luís Osório, e que tem como "pano de fundo um documento que [os autores] consideram testamentário: a encíclica Fratelli Tutti (Todos Irmãos), do Papa Francisco", é referido que o pontífice, no final do seu pontificado, "partirá com a consciência do dever cumprido", mas também, "com a tristeza do muito que ficou por fazer".

"A casa que deixará, ficará muito mais arrumada, limpa e desafogada de monos, de 'inutilidades domésticas' enfeitadas de púrpuras e cambraias, tão ao gosto palaciano imperial", defende frei Fernando Ventura, para quem é certo que "muitas cortinas ficarão para sempre apocalipticamente abertas".

Os sinais de "'pré-temporada' de um novo conflito mundial" passam também pelas páginas do livro editado pela Contraponto, com Joaquim Franco a recordar que "é o próprio Papa Francisco que vem falar de uma 'terceira guerra mundial' já em curso".

Pegando na deixa, frei Fernando Ventura admite que aquele conflito mundial é feito "ainda só de ameaças cada vez menos veladas em várias partes do mundo", lembrando que "os ventos que sopram precisamente de Leste são ventos que trazem os ecos cada vez mais fortes da nova potência colonizadora do mundo e de luta por 'equilíbrios nucleares'distraidamente (ou talvez não) apadrinhados por potências do Ocidente".

"Todos Nós Somos Sendo" segue-se a "Do Eu Solitário ao Nós Solidário" e "Somos Pobres mas Somos Muitos", também fruto da escrita a quatro mãos do jornalista Joaquim Franco e do franciscano Fernando Ventura.

Leia Também: Abusos. Se igreja fizer "ocultação da ocultação" está a torná-los seus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório