Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Partygate. "Vinho nas paredes", "vomitado" e "maus-tratos a funcionários"

Relatório sobre Partygate foi entregue hoje e inclui várias fotografias sobre as famigeradas festas no número 10 de Downing Street.

Notícias ao Minuto

13:22 - 25/05/22 por Marta Amorim

Mundo Partygate

A funcionária Sue Gray, nomeada pelo governo britânico, entregou esta quarta-feira ao gabinete do primeiro-ministro o seu relatório sobre as festas ilegais realizadas durante a pandemia na residência oficial de Boris Johnson - e noutros edifícios do executivo.

As 37 páginas documentam 6 ajuntamentos de funcionários governamentais, entre 20 de maio de 2020 e 16 de abril de 2021 - alguns dos quais já foram objeto de investigação criminal e imposição de 126 multas  pela Polícia Metropolitana de Londres.

No documento, são elencados cada um dos eventos e como e onde decorreram. Algumas duraram até às quatro da manhã, há relatos de vomitado e até vinho nas paredes.

Entretanto, Boris Johnson já veio a público admitir estar "envergonhado" e ter aprendido "a lição", mas recusou demitir-se.

Junto com o relatório vão ainda anexadas fotografias - que pode ver na galeria acima - que mostram Boris a consumir álcool e mesas cheias de garrafas de bebidas alcoólicas vazias e de comida

Algumas destas fotografias já tinham sido divulgadas na segunda-feira pela ITV News.

O relatório conclui que muitos destes encontros “não deveriam ter sido permitidos” e a cúpula do Governo “deve assumir responsabilidade por essa cultura”.

“Já tinha comentado que identifiquei falhas de liderança e de discernimento no n.º 10 e no Cabinet Office. Os eventos que investiguei contaram com a participação de líderes do Governo. Muitos destes eventos não deviam ter sido permitidos”, considera .

O primeiro-ministro, a sua mulher, Carrie, e o ministro das Finanças, Rishi Sunak, estão entre os autuados.

Relatório fala em maus-tratos a funcionários

Sue Gray avança que o escândalo levou a mudanças na organização do gabinete mas aponta uma cultura “inaceitável” em que eram permitidas “falta de respeito e maus-tratos a pessoal da segurança e da limpeza” por parte de membros do governo. 

"Fui alertada para múltiplos exemplos de falta de respeito e mau tratamento do pessoal de segurança e de limpeza", diz ainda o relatório de Gray.

Posto isto, recomenda ainda que sejam tomadas “medidas para assegurar que todos os departamentos do Governo tenham uma política clara e robusta sobre consumo de álcool no local de trabalho”.

Leia Também: Autarca de Londres pede explicações à Polícia após novas imagens de Boris

Recomendados para si

;
Campo obrigatório