Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Destroçado", Papa condena ataque em escola no Texas

Um atirador de 18 anos entrou numa escola em Uvalde e matou pelo menos 19 crianças e dois adultos.

"Destroçado", Papa condena ataque em escola no Texas

O Papa Francisco reagiu à notícia do tiroteio no Texas esta quarta-feira de manhã, durante a audiência geral na Praça de São Pedro, afirmando estar "destroçado" pelo "massacre".

À semelhança de líderes democratas norte-americanos e outros líderes mundiais, Francisco condenou mais um ataque a uma escola nos Estados Unidos da América e pediu mais ação para combater a violência no país.

Sem abordar diretamente o debate em torno da compra e porte de armas nos EUA, o Sumo Pontífice afirmou, citado pela Reuters, que "é altura de dizer 'chega' ao tráfico indiscriminado de armas". "Vamo-nos comprometer para que tragédias como esta não voltem a acontecer", disse.

A agência Reuters acrescenta que esta não é a primeira vez que o Papa se insurge contra a venda de armas de fogo.

Em 2015, Francisco condenou a indústria do armamento, considerando "hipócritas" os que negoceiam armas. "Pessoas, gerentes, empresários, que se consideram cristãos e produzem armas... Isso leva a alguma desconfiança, não leva?", questionou, numa viagem a Turim.

Um jovem de 18 anos entrou na terça-feira na escola primária Robb Elementary, em Uvalde, no Texas, disparando contra crianças e docentes. O atirador matou pelo menos 19 crianças e dois adultos, antes de ele próprio ser abatido pela polícia.

Segundo a NPR, este é o 27.º tiroteio em massa numa escola norte-americana. Para já, é o segundo pior massacre escolar nos Estados Unidos, atrás do tiroteio de Sandy Hook, em 2012.

Leia Também: O que se sabe até agora sobre (mais um) tiroteio numa escola no Texas?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório