Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Recuperados quatro corpos dos oito mineiros desaparecidos no Burkina Faso

As autoridades de Burkina Faso encontraram na terça-feira os corpos de quatro dos oito mineiros que ficaram presos numa mina de zinco em 16 de abril, após 39 dias de intensas buscas, anunciou hoje o Governo do país.

Notícias ao Minuto

08:47 - 25/05/22 por Lusa

Mundo Acidente

Um procurador foi à mina Perkoa, no centro do país, por volta das 23h15 de terça-feira para atestar a morte dos quatro mineiros, informou o Governo num comunicado divulgado na manhã de hoje.

As autoridades do país declararam que, apesar "da circunstância dolorosa", o Governo não interrompeu "as operações de busca para encontrar os outros quatro mineiros".

"(O Governo do Burkina Faso) saúda o trabalho incansável das equipas de resgate e agradece a todos os intervenientes a boa vontade mobilizada em espírito de solidariedade desde o início das operações", acrescentou a nota.

O Governo também apresentou as suas condolências aos familiares e amigos dos mortos.

Os oito mineiros - um tanzaniano, um zambiano e seis burquinabês - ficaram presos a 16 de abril, depois de chuvas torrenciais terem inundado a mina de zinco na cidade de Perkoa, no centro do Burkina Faso.

Desde então, as autoridades do Burkina Faso, em colaboração com os gestores da mina, propriedade de uma empresa mineira sediada no Canadá (Trevali Mining Corp), esteve a trabalhar para resgatar os mineiros.

Para tentar alcançá-los, as equipas de resgate retiraram milhões de litros de água do local. Em 17 de maio, os socorristas chegaram a uma galeria a cerca de 580 metros de profundidade, onde pensaram que os mineiros poderiam ter se refugiado, mas não os encontraram.

Em 1 de maio, o Governo do Burkina Faso anunciou o início de uma investigação judicial para esclarecer os pormenores deste incidente e proibiu os responsáveis pela mina de saírem do país como medida de precaução.

Leia Também: Mina saqueada no Burkina Faso por população contra expulsão de mineiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório