Procurar

As imagens operação numa favela do Rio de Janeiro que matou 22 pessoas

O objetivo da operação, segundo as autoridades, foi o de tentar desmantelar o Comando Vermelho, uma fação "com uma ideologia de guerra". Atenção: as imagens na galeria poderão ferir suscetibilidades.

As imagens operação numa favela do Rio de Janeiro que matou 22 pessoas As imagens operação numa favela do Rio de Janeiro que matou 22 pessoas
Anterior Seguinte
Galeria

19 Fotos

© Getty

Beatriz Cavaca
25/05/2022 09:08 ‧ há 3 anos por Beatriz Cavaca

Mundo

Brasil

A polícia do Rio de Janeiro invadiu a favela Vila Cruzeiro na madrugada desta terça-feira. Segundo autoridades da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, 28 pessoas foram encaminhadas para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, sendo que 22 já chegaram sem vida.

O objetivo da operação, segundo as autoridades, foi o de tentar desmantelar o Comando Vermelho, uma fação "com uma ideologia de guerra" e que é "responsável por mais de 80% dos confrontos armados" no Estado do Rio de Janeiro.

Vila Cruzeiro foi uma das favelas do Rio ocupadas no final de 2010 pelo exército brasileiro numa grande operação para expulsar o tráfico de droga, mas os grupos têm vindo gradualmente a recuperar o controlo da região.

Durante a operação, que envolveu veículos blindados, foi apreendido um "arsenal de guerra", incluindo pistolas, 10 granadas e pelo menos 13 espingardas da China e da Europa de Leste que chegaram ao Brasil através do tráfico internacional de armas, bem como carros e motas.

Do lado de fora do o Hospital Estadual Getúlio Vargas podia ver-se moradores da Vila Cruzeiro que choravam a perda de familiares e amigos enquanto outros protestavam.

Os promotores públicos do estado do Rio de Janeiro disseram entretanto, num comunicado, citado pela agência AP, que já abriram uma investigação criminal e deram 10 dias para a polícia militar fornecer detalhes sobre esta operação. Neste relatório devem ser indicados quais foram os funcionários foram responsáveis ​​por cada morte e a justificação para o uso da força letal nesta situação.

A operação foi realizada em conjunto pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal e foi a terceira operação mais letal da cidade. Ficou apenas atrás da realizada na favela do Jacarezinho, em maio de 2021, onde morreram 28 pessoas e na Vila Operária, Duque de Caxias, em janeiro de 1998, onde ficaram sem vida 23 pessoas, segundo um estudo apresentado na Folha de São Paulo.

Veja na galeria acima o que se seguiu a esta operação policial e o caos vivido perto do Hospital Estadual Getúlio Vargas, para onde as vítimas foram levadas.

Atenção! Algumas das imagens desta galeria podem impressionar os leitores mais sensíveis. 

Leia Também: Pelo menos 21 mortos em operação policial em favela do Rio de Janeiro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10