Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente dos EUA deve assinar hoje ordem executiva sobre polícia

O Presidente dos Estados Unidos deverá assinar hoje uma ordem executiva sobre policiamento, no segundo aniversário da morte de George Floyd, disseram fontes ouvidas pela agência de notícias Associated Press.

Presidente dos EUA deve assinar hoje ordem executiva sobre polícia
Notícias ao Minuto

06:14 - 25/05/22 por Lusa

Mundo Biden

A ordem deverá exigir a aplicação da lei federal para rever as políticas sobre o uso da força, e restringirá o fluxo de equipamento militar excedentário para a polícia local. Além disso, a ordem deverá encorajar limitações no uso da força por parte da polícia.

As fontes ouvidas pela agência de notícias disseram que Joe Biden deve assinar a ordem juntamente com familiares de George Floyd, cujo assassinato pela polícia de Minneapolis provocou protestos a nível nacional.

A ordem reflete uma abordagem menos extensa do que Joe Biden pretendia inicialmente, porque o Congresso não conseguiu chegar a acordo sobre legislação que teria aumentado a supervisão da aplicação da lei. É o resultado de meses de negociações entre elementos da Casa Branca, grupos de direitos civis e organizações policiais.

A administração começou a trabalhar na ordem após conversações bipartidárias para aprovar legislação de reforma da polícia no Congresso, paradas desde o ano passado.

"Sabemos muito bem que uma ordem executiva não pode abordar a crise policial americana da mesma forma que o Congresso tem capacidade para o fazer, mas temos de fazer tudo o que pudermos", disse Derrick Johnson, presidente da NAACP, uma organização da sociedade civil de apoio à igualdade racial.

George Floyd, um afro-americano, foi morto em Minneapolis a 25 de maio de 2020, estrangulado por um polícia.

Leia Também: Joe Biden pede que país enfrente 'lobby' das armas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório