Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Antigo ministro de Macron acusado de violência sexual ouvido pela polícia

O antigo ministro da Transição Ecológica de Emmanuel Macron e ex-apresentador de televisão, Nicolas Hulot, foi hoje interrogado pela polícia após ter sido acusado por seis mulheres de violência sexual, em diferentes momentos entre 1989 e 2001.

Antigo ministro de Macron acusado de violência sexual ouvido pela polícia
Notícias ao Minuto

20:41 - 24/05/22 por Lusa

Mundo França

Nicolas Hulot chegou ao início da tarde, num táxi com vidros fumados, à Brigada de Menores da Polícia de Paris, para onde tinha sido convocado por investigadores do caso de suspeita de violação e agressão sexual.

O antigo ministro do Governo francês, que sempre negou ter forçado as mulheres a ter relações sexuais, retirou-se da vida pública em novembro passado, na sequência de uma reportagem na televisão "France 2", na qual seis mulheres o acusaram.

Uma delas, que era menor na altura, apresentou uma queixa após a emissão.

As mulheres relataram momentos vividos com o ex-ministro e uma delas, a ativista ambiental Claire Nouvian, disse que pessoas próximas de Nicolas Hulot a tinham avisado em 2008 para evitar estar sozinha com ele.

Nicolas Hulot tinha deixado o governo de Emmanuel Macron em 2018 por não poder levar a cabo a transformação ecológica em que estava a apostar.

Quando as primeiras vozes surgiram acusando-o publicamente recebeu o apoio do executivo, mas este recuou quando novos testemunhos foram apresentados e o assunto voltou às mãos do sistema judicial.

A declaração de Nicolas Hulot coincide com o primeiro escândalo mediático do novo Governo de Emmanuel Macron, o primeiro a ser formado após a sua vitória nas eleições presidenciais de abril.

Duas mulheres fizeram acusações de violação nos meios de comunicação social contra o ministro da Solidariedade e Pessoas com Deficiência, Damien Abad, que negou o crime e se recusou demitir-se.

Leia Também: França entrega ao Brasil 998 fósseis do Cretáceo contrabandeados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório