Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Legisladores da América Latina pedem suspensão de acordo entre UE e Cuba

Mais legisladores latino-americanos juntaram-se à petição instando a Comissão Europeia a "rever e suspender imediatamente" o acordo de cooperação com "o regime castrista, devido às crescentes violações dos direitos humanos" em Cuba, indicou hoje uma organização oposicionista cubana.

Legisladores da América Latina pedem suspensão de acordo entre UE e Cuba
Notícias ao Minuto

21:52 - 24/05/22 por Lusa

Mundo América Latina

No novo grupo de legisladores que agora assinou a petição incluem-se três senadores colombianos - Honorio Miguel Enríquez Pinedo, Fernando Nicolás Araújo Rumie e Carlos Felipe Mejía -- e um deputado uruguaio, Gustavo Zubia.

Os quatro "juntaram-se à iniciativa de legisladores latino-americanos que pede à União Europeia (UE) que deixe de financiar a repressão em Cuba através de investimentos e perdões de dívida ao regime castrista", indicou a Assembleia da Resistência Cubana em comunicado.

A Assembleia da Resistência Cubana, que reúne organizações da oposição na ilha e no estrangeiro, precisou que, com estas novas assinaturas, "são já 69 os deputados e senadores de nove países da América Latina que consideram que a UE deve parar de conceder benefícios económicos à ditadura castrista", enquanto existir "uma onda repressiva" como a desencadeada a 11 de julho de 2021 para pôr termo a um movimento de contestação popular sem precedentes nas ruas de várias cidades cubanas.

"A repressão em Cuba e a prisão de centenas de manifestantes pacíficos nos últimos meses viola os princípios do Acordo de Cooperação da Comissão Europeia", defendeu a organização.

O comunicado cita parte desse documento, em que se sustenta que "(...) ambas as partes acordaram o respeito e a promoção dos princípios democráticos, o respeito de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais como estão consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos".

Leia Também: EUA acabam com exceção que permitia à Rússia pagar dívida em dólares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório