Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Petrobras. Lula diz que Bolsonaro tem "rabo preso" e pede-lhe "coragem"

Em causa está a demissão do presidente da Petrobas. Bolsonaro tem criticado aumento dos preços dos combustíveis.

Petrobras. Lula diz que Bolsonaro tem "rabo preso" e pede-lhe "coragem"
Notícias ao Minuto

16:15 - 24/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

Lula da Silva afirmou, esta terça-feira, que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tem "o rabo preso" aos preços internacionais e desafiou o chefe de Estado brasileiro a ter “coragem” para mudar a política de preços da Petrobras, ao invés de fazer constantes demissões na empresa estatal.

"O Bolsonaro precisa parar de falar bobagem, precisa parar de ficar dizendo que tem vontade de dar murro na mesa. Não é trocando o presidente [da Petrobras], não. Se a Petrobras é tão importante, assuma ele a presidência da Petrobras. O que ele tem que ter é coragem. Porque, na verdade, o que ele tem é o rabo preso aos preços internacionais", disse o ex-presidente do Brasil, em entrevista à Rádio Mais Brasil News, ao comentar a demissão de  José Mauro Ferreira Coelho, que esteve 40 dias à frente da presidência da petrolífera.

"Ele [Bolsonaro] pode fazer uma reunião com o Conselho Nacional de Política Energética, trazer a Petrobras para a mesa. Traga o conselho da Petrobras e decida que o preço não será dolarizado, que nós não vamos pagar o preço internacional", acrescentou.

É de realçar que também os dois anteriores presidentes da Petrobras durante o governo de Bolsonaro tinham sido demitidos – Roberto Castello Branco e Joaquim Silva e Luna. As três demissões ocorreram devido ao progressivo aumento dos combustíveis. Bolsonaro chegou a falar em “estupro” (violação) ao falar do lucro da empresa petrolífera, pressionando para que os preços não aumentassem.

Contudo, tal como destaca a imprensa brasileira, a empresa estatal está sujeita ao critério de paridade internacional, uma política adotada pelo governo de Michel Temer em 2016, o que leva os preços dos combustíveis a variar de acordo com a cotação do barril de petróleo no mercado internacional.

Leia Também: Governo de Bolsonaro demite presidente da Petrobras. É o terceiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório