Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

São Tomé decreta calamidade para ilha do Príncipe, atingida por temporal

O Governo de São Tomé declarou hoje estado de calamidade pública no Príncipe e aprovou a entrega de mais de 40 mil euros face aos "enormes danos materiais e prejuízos avultados" causados pelo temporal que atingiu a ilha na segunda-feira.

São Tomé decreta calamidade para ilha do Príncipe, atingida por temporal
Notícias ao Minuto

14:50 - 24/05/22 por Josimar Afonso

Mundo Temporal

"As fortes chuvas que se fizeram sentir na Região Autónoma do Príncipe ontem, dia 23 de maio de 2022, foram as mais intensas dos últimos anos e causaram enormes danos materiais, ao nível de algumas infraestruturas rodoviárias e prejuízos avultados para algumas famílias, serviços do Estado e empresas privadas", refere o Governo Central, num comunicado divulgado hoje.

Em declarações à Lusa, o presidente do Governo Regional do Príncipe, Filipe Nascimento, assegurou que não se registaram mortos ou feridos.

"Todas as ribeiras e rios acabaram por estar com um nível de água que transbordava para as zonas limites e as casas fixadas perto destas zonas", explicou o líder do governo regional.

Segundo Filipe Nascimento, os acessos às comunidades de Bela Vista, Abade e Aeroporto, "ficaram totalmente intransitáveis devido a erosão de terras" e há ainda "várias comunidades com inundações e enchentes da água em residências, com destruição de móveis e eletrodomésticos".

"Vários lotes de terrenos agrícolas também estão com muitas derrocadas e deslizamento de terras", acrescentou, dando conta que o único reservatório de combustível da ilha também registou uma "inundação e infiltração", necessitando de "intervenção técnica especializada".

Face a situação o Governo de São Tomé declarou situação de calamidade pública na Região Autónoma do Príncipe até o dia 5 de junho e defendeu a necessidade de se "mobilizar todos os esforços e sinergias para dar uma resposta urgente e assertiva à esta situação e ajudar o Governo Regional e as populações mais afetadas".

Segundo um comunicado do Governo, o Conselho de Ministros reuniu-se hoje e autorizou "a transferência imediata de 1.000.000 dobras", (40.767 euros) para o Governo Regional, "como apoio de urgência para ajudar a mitigar as situações mais prementes".

"Durante a vigência da Situação de Calamidade, todas as ações, de base social, financeira e económica, serão coordenadas por um Comité de Crise, presidido pelo primeiro-ministro e chefe do Governo, integrando os ministros das Infraestruturas e Recursos Naturais, do Planeamento, Finanças e Economia Azul, do Trabalho, Solidariedade, Família e Formação Profissional e o Presidente do Governo Regional", acrescenta o comunicado.

O executivo adianta que uma delegação governamental, chefiada pelo primeiro-ministro e composta por alguns membros do Governo, deslocar-se-á à Região Autónoma do Príncipe na quinta-feira, "para efetuar, in loco, visitas aos locais mais afetados e realizar uma reunião de trabalho com o Governo Regional, como forma de se definir, em conjunto, as próximas ações a serem concretizadas".

Em dezembro do ano passado fortes chuvas destruirão infraestruturas, comércio e parcelas agrícolas e causaram duas mortes na ilha de São Tomé, sendo que os danos foram avaliados mais de 33 milhões de euros. 

Em março, as chuvas voltaram a causar danos no distrito de Lembá, com inundação de infraestruturas e destruição de pontes levando a declaração de Estado de Calamidade naquele distrito.

As vítimas destas enxurradas continuam a aguar por apoios que o Governo solicitou aos parceiros internacionais, mas que as respostas não têm sido suficientes face aos prejuízos.

Leia Também: São Tomé. Medidas coercivas para aumentar pulverização contra paludismo?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório