Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Kissinger diz que Ucrânia deve ceder território à Rússia

Defende ainda que a Europa deve parar de insistir numa derrota esmagadora das forças russas na Ucrânia.

Henry Kissinger - antigo secretário de Estado dos EUA no tempo da Guerra Fria - pediu o fim do conflito na Ucrânia e defendeu que negociações de paz devem decorrer "dentro de dois meses", antes que se criem "tensões e dificuldades que depois serão mais difíceis de ultrapassar".

Segundo o The Telegraph, no Fórum Económico Mundial de Davos, o antigo chefe da diplomacia defende que a Europa deve parar de insistir numa derrota esmagadora das forças russas na Ucrânia, uma vez que tal terá efeitos desastrosos na estabilidade europeia a longo prazo. 

Essas negociações, afirma, "idealmente, devem ter como linha divisória o regresso ao status quo que existia", - dando a entender que os líderes mundiais deviam convencer a Ucrânia a ceder território para que seja possível alcançar um acordo de paz.

"Prolongar e insistir na guerra muito mais tempo levará a que passe a ser não uma questão de liberdade da Ucrânia mas, sim, uma nova guerra contra a própria Rússia", defendeu Kissinger, lembrando que o Ocidente não pode esquecer a importância de Moscovo no equilíbrio de poder na Europa e no mundo.

"Espero que os ucranianos correspondam ao heroísmo que demonstraram com sabedoria", sublinhou.

Mykhailo Podolyak, conselheiro de presidente Volodymyr Zelensky já reagiu. "Kissinger propõe dar à Rússia parte da Ucrânia para parar a guerra, ele permitiria levar a Polónia ou a Lituânia embora. É bom que os ucranianos nas trincheiras não tenham tempo para ouvir os "alarmistas de Davos". Eles estão um pouco ocupados a defender a Liberdade e a Democracia". 

Leia Também: ONG denuncia russos "próximos de Putin" por possíveis ganhos ilícitos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório