Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

No topo dos líderes mais influentes da TIME está um podcaster

Joe Rogan ficou à frente de líderes mundiais como Joe Biden, Vladimir Putin, Xi Jinping e Ursula von der Leyen.

No topo dos líderes mais influentes da TIME está um podcaster
Notícias ao Minuto

08:51 - 24/05/22 por Hélio Carvalho

Mundo Time

Todos os anos, a revista norte-americana TIME escolhe as pessoas mais influentes do mundo, desde artistas, a gigantes da indústria tecnológica, a ícones da moda e a, claro, líderes mundiais. Se na última lista, já se esperavam nomes dos principais líderes mundiais, muitos foram apanhados de surpresa ao ver o nome de Joe Rogan na lista.

Rogan é o apresentador do podcast mais ouvido do mundo, o controverso 'The Joe Rogan Experience', e uma das personalidades mais proeminentes no mundo da UFC.

Cada episódio do seu programa é ouvido, em média, por cerca de onze milhões de pessoas no Spotify, mas os tópicos e os entrevistados escolhidos por Rogan são comummente alvo de críticas e de avisos por parte da empresa de 'streaming'. O apresentador norte-americano foi acusado várias vezes de dar palco a negacionistas da pandemia (e de ele próprio fazer declarações falsas e perigosa sobre a Covid-19), e a supremacistas brancos, e de fazer declarações misóginas, homofóbicas e racistas (como dizer um insulto racista em inglês várias vezes ao longo do programa).

Ainda assim, o enorme alcance de Joe Rogan coloca-o, aos olhos da TIME, ao lado dos maiores líderes do mundo. Na lista, a seguir a Rogan, estão nomes como Xi Jinping, Joe Biden, Vladimir Putin, Volodymyr Zelensky, Ursula von der Leyen, Olaf Scholz, Gabriel Buric ou Ketanji Brown Jackson.

O texto sobre o comentador norte-americano foi escrito por outra podcaster, a jornalista Kara Swisher, do New York Times. Na descrição sobre Rogan, Swisher refere que "não há dúvida que Rogan é um pioneiro" do mundo dos podcasts, através da sua forte presença e de uma "base de fãs gigante e leal que se inclina para os homens mais novos".

A jornalista também elogia a diversidade das entrevistas realizadas por Rogan, apesar de admitir as controvérsias em torno do programa, mas salienta que o seu sucesso é indubitável: "o antigo apresentador do Fear Factor tornou-se no zumbido da nação".

À frente de Rogan e nomeada como a líder política mais influente do mundo está Mia Mottley, a extremamente popular primeira-ministra dos Barbados. No último ano, Mottley tornou-se primeira-ministra depois dos Barbados rejeitarem o controlo da família real britânica e, no plano internacional, tornou-se numa das principais vozes pelos direitos de nações mais pequenas e que terão mais dificuldades em lidar com as alterações climáticas.

A Vox, um site bem mais crítico sobre Joe Rogan, vinca que a razão que o torna tão popular resume-se à dificuldade em definir o seu enviesamento político. "Em vez de simplesmente e facilmente metê-lo numa caixa com a etiqueta 'conservadora', 'liberal' ou mesmo 'reacionária', ele despreza tanto a extrema-direita como a extrema-esquerda; dependendo do dia em que o vir, ele ou é um centrista inclinado à esquerda, ou um libertário inclinado à direita. Mas as suas tendências contraditórias levaram-no a abraçar e a brincar com muitas ideias, incluindo as de nicho", explica o site.

Leia Também: Volodymyr Zelensky é o mais influente do ano para os leitores da TIME

Recomendados para si

;
Campo obrigatório