Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Arménia e Azerbaijão criam comissões para delimitar a fronteira

O Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e o primeiro-ministro arménio, Nikol Pashinian, assinaram na segunda-feira decretos para a criação de comissões de delimitação da fronteira comum, afirmaram os seus respetivos gabinetes.

Arménia e Azerbaijão criam comissões para delimitar a fronteira
Notícias ao Minuto

00:35 - 24/05/22 por Lusa

Mundo fronteiras

A comissão do Azerbaijão será chefiada pelo vice-primeiro-ministro, Shahin Mustafayev , e a comissão arménia pelo seu homólogo, Mher Grigoryan.

Os dois líderes tomaram a iniciativa após uma reunião a três com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em Bruxelas no domingo.

O político belga anunciou, num comunicado, que a primeira reunião das comissões de delimitação da fronteira se realiza nos próximos dias.

As comissões abordarão todas as questões relacionadas com a delimitação de fronteira e como assegurar uma situação estável entre os dois países.

Embora o conflito entre o Azerbaijão e a Arménia sobre o enclave separatista de Nagorno-Karabakh tenha terminado no outono de 2020 com cerca de 10.000 mortos e uma vitória do Azerbaijão, que recuperou grande parte dos territórios controlados por Erevan desde a guerra de 1992-1994, continuam as escaramuças entre os dois lados.

A demarcação da fronteira continua pendente, tarefa com que os líderes do Azerbaijão e da Arménia se comprometeram em outubro de 2021, numa reunião em Moscovo com o Presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo Charles Michel, os dois líderes também concordaram em Bruxelas em fazer avançar as discussões sobre o futuro tratado de paz que regerá as relações entre a Arménia e o Azerbaijão.

As equipas lideradas pelos ministros dos negócios estrangeiros levarão este processo por diante nas próximas semanas, disse.

Leia Também: Arménia e Azerbaijão concordam em avançar para acordo de paz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório