A comissão do Azerbaijão será chefiada pelo vice-primeiro-ministro, Shahin Mustafayev , e a comissão arménia pelo seu homólogo, Mher Grigoryan.
Os dois líderes tomaram a iniciativa após uma reunião a três com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em Bruxelas no domingo.
O político belga anunciou, num comunicado, que a primeira reunião das comissões de delimitação da fronteira se realiza nos próximos dias.
As comissões abordarão todas as questões relacionadas com a delimitação de fronteira e como assegurar uma situação estável entre os dois países.
Embora o conflito entre o Azerbaijão e a Arménia sobre o enclave separatista de Nagorno-Karabakh tenha terminado no outono de 2020 com cerca de 10.000 mortos e uma vitória do Azerbaijão, que recuperou grande parte dos territórios controlados por Erevan desde a guerra de 1992-1994, continuam as escaramuças entre os dois lados.
A demarcação da fronteira continua pendente, tarefa com que os líderes do Azerbaijão e da Arménia se comprometeram em outubro de 2021, numa reunião em Moscovo com o Presidente russo, Vladimir Putin.
Segundo Charles Michel, os dois líderes também concordaram em Bruxelas em fazer avançar as discussões sobre o futuro tratado de paz que regerá as relações entre a Arménia e o Azerbaijão.
As equipas lideradas pelos ministros dos negócios estrangeiros levarão este processo por diante nas próximas semanas, disse.
Leia Também: Arménia e Azerbaijão concordam em avançar para acordo de paz