Meteorologia

  • 30 JUNHO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 24º

Seis mortes no Iraque num ataque do grupo Estado Islâmico

Seis pessoas, três polícias e três jovens, foram hoje mortos por jihadistas do Estado Islâmico (EI) quando extinguiam um incêndio em campos de trigo no norte do Iraque, disse um funcionário local.

Seis mortes no Iraque num ataque do grupo Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

21:44 - 23/05/22 por Lusa

Mundo Iraque

Um carro da polícia que chegou ao local, em Taza Khurmatu, também foi alvejado e uma bomba explodiu à sua passagem, disse Hussein Adel, diretor distrital de Taza Khurmatu, a sul de Kirkuk, citado pela AFP.

"O EI incendiou as zonas agrícolas", disse o responsável. "Quando polícias e civis vieram para apagar o fogo, foram atacados por elementos do EI que mataram três polícias e três adolescentes", acrescentou, observando que um civil estava desaparecido.

Uma fonte ligada à segurança e citada pela agência de notícias disse que houve "um ataque de elementos da EI a agricultores que estavam a colher o seu trigo".

As autoridades iraquianas declararam a vitória contra a EI no final de 2017. Mesmo depois de terem sido derrotados os jihadistas continuam a fazer ataques mortais no Iraque e na vizinha Síria, onde também estiveram ativos durante anos.

Nos últimos anos, os jihadistas também incendiaram dezenas de campos nos dois países e reivindicaram a responsabilidade por este método nos seus canais de comunicação.

Em 2019, mais de 200 incêndios queimaram cerca de 5.000 hectares de culturas no norte do Iraque. Alguns incêndios foram imputados a jihadistas. Outros podem ser o resultado de conflitos por terra, entre grandes proprietários ou tribos.

Após três anos de seca e com as áreas cultiváveis reduzidas para metade, os iraquianos vigiam as colheitas de trigo.

Um relatório da ONU publicado no início do ano indica que a organização terrorista manterá entre 6.000 a 10.000 combatentes no Iraque e na Síria.

Leia Também: Estado Islâmico reivindica ataque que matou cinco soldados no Egito

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório