Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Paquistão. Irmãs assassinadas pela família em "crime de honra"

Urooj Abbas, de 21 anos, e Anisa Abbas, de 23 anos, pretendiam divorciar-se dos maridos – que também eram seus primos.

Paquistão. Irmãs assassinadas pela família em "crime de honra"
Notícias ao Minuto

20:57 - 23/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Paquistão

Duas irmãs paquistanesas, e residentes no município espanhol de Terrassa, foram assassinadas e torturadas pela família, no dia 19 de maio, naquilo que as autoridades consideram tratar-se de um “crime de honra”.

Urooj Abbas, de 21 anos, e Anisa Abbas, de 23 anos, pretendiam divorciar-se dos maridos – que também eram seus primos –, recusando regressar à Catalunha com os homens escolhidos pela sua família.

Ainda assim, a família convenceu as irmãs a viajar até Gujrat, cidade na província de Punjab, onde, ao renegarem os casamentos, foram estranguladas e mortas “com um tiro enquanto dormiam”, disse o porta-voz da polícia nacional, Nauman Hassan, citado pelo Catalunya Press.

“A família inventou uma história para as convencer a ir ao Paquistão por uns dias”, esclareceu, citado pela AFP, acrescentando que “os indícios preliminares mostram que se trata de um crime de honra, mas a investigação continua”.

No dia 22 de maio, seis pessoas foram detidas pelo assassinato, no qual participaram um dos irmãos das vítimas, uma tia, os dois maridos, um primo e os sogros. As autoridades continuam, contudo, à procura de mais suspeitos.

De acordo com o jornal Actualidade.es, a mãe das jovens, Azra Bibi, tentou impedir o ataque, mas foi trancada num quarto. Apesar do desfecho, a mulher recusa-se a denunciar os culpados, visto serem membros da sua família.

No ano passado, foram cometidos mais de 450 ‘crimes de honra’, cuja maioria das vítimas são mulheres, segundo a Comissão de Direitos Humanos (HRC) do Paquistão.

Leia Também: Governo do Paquistão e talibãs paquistaneses negoceiam paz no Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório