Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Guterres pede que seja retomado o processo eleitoral na Líbia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou ao reinício do processo eleitoral na Líbia, interrompido em dezembro, que considerou ter-se tornado "hoje mais do que nunca uma necessidade política", num relatório recentemente apresentado ao Conselho de Segurança.

Guterres pede que seja retomado o processo eleitoral na Líbia
Notícias ao Minuto

17:47 - 23/05/22 por Lusa

Mundo ONU

"As instituições líbias e os líderes políticos têm a responsabilidade de retomar o processo eleitoral o mais rapidamente possível" em benefício dos "mais de 2,8 milhões de eleitores inscritos na Líbia que planeavam votar em 24 de dezembro de 2021", na eleição presidencial suspensa, refere o documento obtido hoje pela France-Presse.

Devem "comprometer-se inequivocamente com a realização de eleições presidenciais e parlamentares livres, justas, inclusivas e credíveis o mais rapidamente possível, com base num quadro constitucional e jurídico acordado", insiste o secretário-geral das Nações Unidas.

Acreditando que o cessar-fogo na Líbia, concluído em outubro de 2020, ainda se mantém, António Guterres apela a "todos os atores para se absterem de ações unilaterais que possam agravar as divisões existentes, desencadear conflitos e ameaçar os progressos para a estabilidade e unidade alcançadas nos últimos dois anos".

No plano económico, pede que "evitem ações que perturbem a produção de petróleo de que dependem os meios de subsistência de todos os líbios" e que garantam que os salários públicos sejam pagos "de forma oportuna e justa em todo o país".

Depois de mais de uma década de caos após a queda de Muammar Kadhafi em 2011, a Líbia, minada por divisões entre instituições que se opõem, tem desde o início de março dois governos rivais, como entre 2014 e 2021, então no meio de uma guerra civil.

Leia Também: Ucrânia. Lukashenko pede a Guterres e à ONU que impeçam guerra mundial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório