Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

OMS confirma 92 casos de Monkeypox em 12 países

Há ainda 28 casos suspeitos.

OMS confirma 92 casos de Monkeypox em 12 países
Notícias ao Minuto

10:14 - 22/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Monkeypox

São já 92 os casos de Mokeypox relatados à Organização Mundial de Saúde (OMS), refere a agência Reuters. É expectável que este número continue a aumentar. 

Os 12 países onde foi detetado o vírus são: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Espanha, Portugal, Alemanha, Bélgica, Itália, Países Baixos, França  e Suécia. 

“A teoria que estou a construir, e há bastantes evidências disso na África Ocidental e Central, é que as viagens foram retomadas e é por isso que estamos a observar mais casos" de infeção, afirmou Jimmy Whitworth, professor de saúde pública internacional da London School of Hygiene and Tropical Medicine, em entrevista à Reuters.

Em Portugal, foram confirmados mais nove casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox em Portugal, aumentando para 23 o número total de casos, segundo avançou, esta sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O vírus pode afetar tanto homens como mulheres, independentemente da orientação sexual.

A doença manifesta-se em lesões que podem parecer idênticas à varicela. Os sintomas são lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço.

A Direção-Geral de Saúde aconselha a quem possuir estes sintomas que procure aconselhamento clínico.

O  vírus Monkeypox é do género Ortopoxvírus (o mais conhecido deste género é o da varíola) e a doença é transmissível através de contacto com animais, contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.

A infeção por vírus Monkeypox foi detetada pela primeira vez num ser humano em 1970 em países sobretudo da África Central e da África Ocidental.

Leia Também: OMS prevê o aparecimento de mais casos de varíola dos macacos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório