Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

ONU critica cortes na ajuda ao desenvolvimento devido à guerra na Ucrânia

A Organização das Nações Unidas (ONU) criticou hoje as recentes decisões e propostas em vários países para cortar nos orçamentos de ajuda ao desenvolvimento para financiar a resposta à guerra na Ucrânia.

ONU critica cortes na ajuda ao desenvolvimento devido à guerra na Ucrânia
Notícias ao Minuto

00:02 - 21/05/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

Em comunicado, a secretária-geral adjunta da organização, Amina Mohammed, disse estar "profundamente preocupada" com estas medidas e com o impacto que podem ter nas "pessoas mais vulneráveis do mundo".

Amina Mohammed recordou que a guerra na Ucrânia está a ter graves consequências a nível internacional, com uma subida acentuada dos preços dos produtos alimentares e uma crise energética que se somam aos problemas que muitos países já tinham devido à pandemia.

"Este é exatamente o momento que exige que os países e o sistema das Nações Unidas respondam às crescentes necessidades humanitárias e de desenvolvimento, oferecendo recursos adicionais", disse a diplomata, vincando que "tempos extraordinários exigem esforços extraordinários".

Nas últimas semanas, vários países, incluindo os Estados Unidos, redirecionaram dinheiro dos seus programas de ajuda ao desenvolvimento para apoiar a Ucrânia ou para ajudar os milhões de refugiados gerados pela invasão russa.

Entre os que estão a estudar medidas neste sentido estão grandes doadores internacionais, como a Noruega e a Suécia.

"Cortes no desenvolvimento e nas Nações Unidas significam reduzir o apoio numa altura em que a procura de ajuda para responder às necessidades crescentes atingiu um nível recorde", insistiu Mohamed, citado pela agência de notícias espanhola Efe.

Leia Também: Milhares de pessoas exigem remoção de monumento soviético em Riga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório