Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Milhares de pessoas exigem remoção de monumento soviético em Riga

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Riga, na Letónia, para exigir a remoção de um monumento de referência à vitória dos soviéticos na Segunda Guerra Mundial e de outros símbolos do legado da União Soviética.

Milhares de pessoas exigem remoção de monumento soviético em Riga
Notícias ao Minuto

23:27 - 20/05/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

De acordo com a polícia local, participaram 5.000 pessoas na "Marcha pela Libertação do Legado Soviético", algumas delas empunhando bandeiras da Letónia e da Ucrânia.

O protesto, convocado nas redes sociais por um conhecido ator e cantor, ocorreu uma semana após a comemoração anual da vitória soviética em 09 de maio ter provocado indignação pública.

Imagens de funcionários da Câmara Municipal de Riga que removiam coroas tradicionais com retroescavadoras levaram a que um grande número de pessoas, principalmente da minoria étnica russa, a ir ao monumento em 10 de maio para colocar mais pessoas.

Muitos deles cantavam músicas soviéticas e, nalguns casos, exibiam símbolos soviéticos e bandeiras russas, antes de serem detidos pela polícia de choque ao pôr do sol.

Esses incidentes fizeram com que o partido nacionalista Aliança Nacional (NA), um dos quatro membros do governo de coligação do primeiro-ministro letão, Krisjanis Karins, a exigir a demissão da ministra do Interior, Marija Golubeva.

Krisjanis Karins pediu a renúncia de Golubeva, da aliança liberal para o desenvolvimento, e também demitiu o ministro das Finanças, Jan Vitenbergs, da NA, nenhum dos quais ainda foi substituído.

Depois de o parlamento letão ter aprovado a revogação das disposições de um tratado com a Rússia que obriga o país báltico a proteger os monumentos soviéticos, a autarquia de Riga concordou esta semana em demolir o controverso memorial.

Leia Também: AO MINUTO: Rússia diz controlar Azovstal; EUA mantêm militares na Europa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório