Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Monkeypox. Festivais de verão podem acelerar contágio da doença, diz OMS

Em Portugal já foram detectados 23 casos. A Espanha é, ate ao momento, o país com maior número de casos confirmados da doença.

Monkeypox. Festivais de verão podem acelerar contágio da doença, diz OMS
Notícias ao Minuto

20:23 - 20/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Vírus

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge, afirmou, esta sexta-feira, que teme que o vírus do Monkeypox se propague com maior rapidez durante o verão, dado que é nesta altura que se realizam mais festas e festivais, onde há grandes aglomerados de pessoas.

"Ao entrarmos na época de verão na região europeia, com aglomerados, festas e festivais, preocupa-me que a transmissão possa acelerar, uma vez que os casos atualmente detetados são resultado de contatos sexuais, e os sintomas são desconhecidos para muitos" afirmou o responsável.

Numa declaração feita esta sexta-feira, Hans Kluge afirmou que pelo menos oito países da Europa, incluindo a Bélgica, França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido, relataram casos recentes da doença.

As autoridades de saúde estão a acompanhar com atenção a doença. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) já garantiu que está a acompanhar a "situação de perto" e em contacto com os países da União Europeia e comprometeu-se a publicar no início da próxima semana uma primeira avaliação de risco sobre a doença.

O vírus Monkeypox é do género Ortopoxvírus (o mais conhecido deste género é o da varíola) e a doença é transmissível através de contacto com animais, ou ainda contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.

A doença é rara e, habitualmente, não se dissemina facilmente entre os seres humanos.

Leia Também: Monkeypox. Sintomas que devem ser levados a sério

Recomendados para si

;
Campo obrigatório