Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ataque russo a centro cultural na região de Kharkiv faz sete feridos

Segundo o presidente ucraniano, o ataque fez sete feridos, incluindo uma criança.

Notícias ao Minuto

18:19 - 20/05/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Ucrânia

Um centro cultural em Lozova, na Ucrânia, foi atacado por um míssil, esta sexta-feira. Em imagens impressionantes, partilhadas pelo presidente do país, Volodymyr Zelensky, é possível ver a destruição causada no edifício.

Segundo as horas registadas no vídeo, o ataque terá acontecido esta tarde, pelas 15h11 (hora local).

"Região de Kharkiv. A cidade de Lozova. Ataque de mísseis russos sobre um edifício cultural fortemente reconstruído. Sete feridos, incluindo uma criança de 11 anos. Os ocupantes definiram a cultura, a educação e a humanidade como seus inimigos", escreveu Zelensky na legenda do vídeo, considerando que o ataque em causa é "maldade absoluta".

A informação sobre os feridos foi confirmada à agência Interfax-Ucrânia por Viktor Zabachta, funcionário dos serviços de emergência.

Segundo a Sky News, Lozova, junto a Kharkiv, fica a cerca de 30 quilómetros da fronteira com Donetsk, parte da região de Donbass que a Rússia quer assumir controlo.

O porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Oleksandre Motouzianyk, disse hoje que a situação na frente leste do país permanece "tensa" e "dá sinais de agravamento".

"As forças de ocupação russas estão a disparar intensamente em toda a linha de contacto e a tentar atacar com artilharia a retaguarda das defesas das tropas ucranianas", disse Motouzianyk em conferência de imprensa.

O presidente ucraniano acompanhou a sua mensagem sobre o ataque no leste do país com um vídeo mostrando uma explosão de grandes dimensões que destruiu um edifício, seguida de uma nuvem de fumo.

As autoridades ucranianas deram conta que pelo menos 13 pessoas morreram numa ofensiva militar lançada na quinta-feira pelas forças russas, numa tentativa de tomar o controlo de duas cidades na província de Lugansk.

O chefe da administração militar regional de Lugansk, Serhiy Gaidai, afirmou na plataforma de mensagens Telegram que "o inimigo está a realizar uma operação ofensiva nas áreas de Lisichansk e Severodonetsk" e salientou que "em toda a região de Lugansk há mais de 60 casas destruídas".

"Apesar disto, o assalto a Severodonetsk foi infrutífero e os russos sofreram perdas pesadas", disse Gaidai.

As cidades de Severodonetsk e Lisichansk estão localizadas na província de Lugansk não controlada pela autoproclamada República Popular de Lugansk e é um dos principais alvos das forças russas.

A guerra na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas de suas casas -- cerca de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,3 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também segundo as Nações Unidas, cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Ucrânia. Pentágono adverte que vai ser difícil retirar Rússia do Donbass

Recomendados para si

;
Campo obrigatório