Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Finlândia celebra processo de adesão à NATO... com (nova) cerveja

Bebida é 'criada' numa pequena fábrica em Savonlinna, uma localidade a cerca de 50 quilómetros da fronteira finlandesa com a Rússia.

Notícias ao Minuto

14:59 - 20/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Finlândia

A Finlândia pediu, esta semana, para aderir à NATO e a eventual entrada na Aliança Atlântica levou Petteri Vanttinen, de 42 anos, a criar uma forma (no mínimo, interessante) para celebrar: criou uma cerveja. 

Chama-se 'OTAN Olutta' - algo como 'Beba uma Cerveja', em português -, brincando com o facto de, na sua sigla traduzida, a Aliança se designar por Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). 

A bebida é 'criada' numa pequena fábrica - a Olaf - em Savonlinna, uma localidade a cerca de 50 quilómetros da fronteira finlandesa com a Rússia. 

E, na lata, não há como enganar. É azul, tem um símbolo em tudo semelhante ao da NATO e está a ser um sucesso: "Habitualmente vendíamos cerca de uma centena de latas de cerveja por dia. Agora, [depois do início do processo de adesão] o número é superior a duas mil", revelou Vanttinen à AFP.

De lembrar que os embaixadores da Finlândia e da Suécia junto da NATO entregaram na passada quarta-feira de manhã os pedidos de adesão dos dois países à organização, no que o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, classificou como um momento "histórico".

A questão da adesão à NATO foi suscitada em Estocolmo e em Helsínquia pelo agravamento da situação de segurança causada pela guerra na Ucrânia, iniciada com a invasão russa, em 24 de fevereiro. A adesão obriga o país candidato a um verdadeiro exame de entrada, durante o qual deve convencer todos os atuais 30 Estados-membros, onde figura Portugal, do seu contributo para a segurança coletiva e da sua capacidade de cumprir as obrigações.

Veja as imagens na galeria acima. 

Leia Também: Rússia corta gás à Finlândia no sábado. "Fomos cuidadosos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório