Meteorologia

  • 27 JUNHO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"O meu sonho é voltar". Criança "que perdeu tudo" recebe nova guitarra

Quando a sua cidade natal foi atacada pelas forças russas, Vitya viu-se obrigado a deixar a sua guitarra preferida para trás.

"O meu sonho é voltar". Criança "que perdeu tudo" recebe nova guitarra
Notícias ao Minuto

14:52 - 20/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Vitya, de 11 anos, "perdeu tudo" quando fugiu da sua terra natal, incluindo a sua guitarra preferida. Graças a voluntários do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o menino, de Volnovakha, na região de Donetsk, recebeu um instrumento novo. Ainda assim, o seu "maior sonho é voltar a casa".

Num vídeo partilhado pela entidade, a criança explica que começou a ter aulas de guitarra porque a sua mãe "gosta muito que toquem para ela". Quando a sua cidade natal foi atacada pelas forças russas, Vitya viu-se obrigado a deixar a sua guitarra preferida para trás.

"Acordei por causa de uma grande explosão. Começaram a disparar. Dispararam durante o dia todo, e continuaram à noite", recorda.

"A mãe disse que tínhamos de ir embora. Como havia tiros, fizemos as malas com aquilo que tínhamos e fugimos", completa.

O menino e a mãe estão, agora, em segurança na Polónia. Contudo, o seu "maior sonho é voltar para casa e que tudo seja como antes".

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar na Ucrânia já matou mais de três mil civis, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

O conflito causou ainda a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de seis milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Militares cercados de Azovstal recebem ordem para deixar de combater

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório