Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Reino Unido junta-se aos EUA e diz que Rússia utiliza "comida como arma"

O governante do Programa Alimentar da ONU pediu a Putin que reabrisse os portos na Ucrânia. "Se tiver coração", referiu.

Reino Unido junta-se aos EUA e diz que Rússia utiliza "comida como arma"
Notícias ao Minuto

10:29 - 20/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Insegurança alimentar

Os responsáveis do ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido acusaram, esta sexta-feira, a Rússia de transformar "a comida numa arma" que estão a usar na "sua guerra ilegal".

"Os países em todo o mundo estão a sofrer como resultado" do encerramento dos portos, defendeu o ministério.

As acusações surgem depois de os Estados Unidos dizerem que a Rússia estava a fazer milhões de pessoas "reféns" ao impedir que os cereais saíssem da Ucrânia, que é um dos maiores exportadores deste bem essencial.

Também o diretor-geral do Programa Alimentar Mundial da Organização Nações Unidas (ONU) pediu ontem ao Kremlin que reabrisse os portos, no Mar Negro e no mar de Azov.

"Peço ao presidente Vladimir Putin que,  se tiver algum coração, que abra estes portos para que possamos alimentar os mais  pobres e evitar a fome", disse  David Beasley. 

Em resposta, o ex-presidente russo Dmitri Medvedev declarou, esta sexta-feira, que a Rússia vai cortar a exportação de cereais para proteção do próprio mercado. O antigo governante acrescentou que a "potencial" crise alimentar a nível global é provocada pelas "sanções ocidentais"

Leia Também: ONU anuncia mais 28 milhões de fundos para combate à fome no Sahel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório