Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Emmanuel Macron deve anunciar hoje novo Governo francês

Emmanuel Macron, quase um mês depois de vencer as eleições presidenciais francesas, deve anunciar hoje a composição do novo governo de Paris liderado pela primeira-ministra, Elisabeth Borne, nomeada para o cargo esta semana.

Emmanuel Macron deve anunciar hoje novo Governo francês
Notícias ao Minuto

08:57 - 20/05/22 por Lusa

Mundo França

De acordo com fontes do gabinete presidencial citadas pela emissora France Info, o anúncio vai decorrer hoje à tarde sendo que a primeira reunião do Conselho de Ministros ficou agendada para a próxima segunda-feira.

A formação do executivo vai ser conhecida quatro dias depois da nomeação de Borne que na quinta-feira afirmou que ia demorar o tempo (que fosse necessário) para conseguir "a melhor equipa" e os "melhor talentos".

A mesma posição foi demonstrada pelo chefe de Estado que após uma reunião com a presidente da Moldova em Paris disse que iria "tomar o tempo que fosse necessário" para a formação do novo governo.

Mesmo assim, a três semanas da primeira volta das eleições legislativas, que vai determinar a composição da Assembleia Nacional, várias vozes se levantaram exigindo a formação do novo governo o mais rápido possível. 

A vontade do chefe de Estado, desde a chegada ao poder em 2017, foi a de reunir políticos e especialistas de todos os campos ideológicos, mas a união de forças da esquerda francesa no quadro das próximas eleições gerais pode motivar a nomeação de figuras mais próximas do centro esquerda. 

A nova primeira-ministra nunca militou no Partido Socialista mas foi diretora do gabinete da ministra para a Transição Ecológica de François Hollande, Ségolène Royal.

Nos últimos quatro dias, Borne esteve várias vezes no Palácio do Eliseu iniciando consultas, nomeadamente com Bernard Cazeneuve que anunciou a saída do Partido Socialista após a união do PS com outras formações de esquerda para as legislativas de junho.

Previsivelmente, até à próxima segunda-feira vão decorrer vários contactos de transição de poder entre os ministros que saem e os novos governantes, antes da primeira reunião oficial do Executivo, dia 23 de maio. 

Leia Também: Primeiro caso suspeito de Monkeypox em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório