Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Embaixador da UE adverte para "escalada" de tensão com Reino Unido 

O embaixador da União Europeia (UE) no Reino Unido, João Vale de Almeida, antecipou hoje uma "escalada" de tensão se Londres cumprir a ameaça de anular unilateralmente partes do Protocolo da Irlanda do Norte que assinou com Bruxelas.

Embaixador da UE adverte para "escalada" de tensão com Reino Unido 
Notícias ao Minuto

18:07 - 19/05/22 por Lusa

Mundo Reino Unido

"O unilateral pede o unilateral. A ação pede a reação", alertou o português, em declarações a jornalistas, depois de a ministra dos Negócios Estrangeiros britânica, Liz Truss, ter anunciado uma proposta de lei para suprimir as disposições que considera problemáticas do tratado.

"É isso que queremos, uma escalada sobre a Irlanda do Norte neste momento? Penso que não", disse Vale de Almeida.

A União Europeia propôs flexibilizar a aplicação do Protocolo, que regulamenta o estatuto comercial da região britânica após o 'Brexit', mas recusa-se a reescrever o texto que entrou em vigor há 18 meses, como exige o Reino Unido.

"Ainda há potencial nas propostas que fizemos, gostaríamos de nos focar nisso, em vez de fazer as coisas unilateralmente", disse o diplomata.

O vice-presidente da Comissão Europeia (CE) para Relações Interinstitucionais, Maros Sefcovic, encarregado das relações com o Reino Unido, tem um mandato dos líderes dos 27 que não contempla a reescrita do tratado.

"Dizem-nos que devemos ter outro mandato, mas posso dizer-vos muito claramente que o que os Estados-Membros nos estão a transmitir é muito simples: não precisam de outro mandato", declarou Vale de Almeida.

A disputa pela Irlanda do Norte "teve um impacto excessivamente negativo na qualidade da nossa relação geral", disse o embaixador, avaliando a relação entre o Reino Unido e a UE um ano e meio após a materialização do 'Brexit'.

"Estou preocupado com os baixos níveis de confiança entre os dois lados (do Canal da Mancha)", acrescentou.

Leia Também: Brexit. UE avisa que Londres tem de aplicar acordo internacional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório