Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Guterres pede ação do Conselho Segurança perante fome de 140 milhões

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou hoje à ação do Conselho de Segurança na questão da segurança alimentar, alertando que a fome aguda afetava no ano passado cerca de 140 milhões de pessoas em apenas 10 países.

Guterres pede ação do Conselho Segurança perante fome de 140 milhões
Notícias ao Minuto

16:50 - 19/05/22 por Lusa

Mundo ONU

Num debate aberto sobre conflitos e segurança alimentar no Conselho de Segurança das Nações Unidas, convocado pelos Estados Unidos, António Guterres indicou que cerca de 67% das pessoas subnutridas do mundo vivem em áreas afetadas por conflitos e que "nenhum país está imune".

"No ano passado, a maioria das 140 milhões de pessoas que sofrem de fome aguda em todo o mundo viviam em apenas 10 países: Afeganistão, República Democrática do Congo, Etiópia, Haiti, Nigéria, Paquistão, Sudão do Sul, Sudão, Síria e Iémen. Oito desses países estão na agenda deste Conselho. Que não haja dúvidas: quando este Conselho debate o conflito, debate a fome", disse Guterres.

O secretário-geral disse ainda que quando o Conselho de Segurança não consegue chegar a um consenso, as pessoas famintas pagam um preço alto.

Um dos países destacados por António Guterres foi o Níger, que além de ocupar os últimos lugares no Índice de Desenvolvimento Humano, está também entre os dez países mais vulneráveis à crise climática e onde o número de pessoas em insegurança alimentar aguda mais que duplicou nos últimos dois anos.

Leia Também: Guterres critica exclusão dos migrantes na recuperação pós-pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório