Yanukovych. Tribunal ucraniano ordena detenção de ex-presidente deposto
O ex-presidente é “suspeito de traficar ilegalmente pessoas através da fronteira estatal da Ucrânia”.

© Sasha Mordovets/Getty Images

Mundo Guerra na Ucrânia
O Tribunal Distrital de Pechersk, na capital ucraniana de Kyiv, ordenou a detenção do ex-presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych. É suspeito de “tráfico ilegal de pessoas” após ter fugido para a Rússia, em 2014.
Sublinhe-se que Yanukovych foi deposto em 2014, após meses de manifestações e pressões da oposição - a conhecida ‘revolução de Maidan’ - por não cumprir um acordo de aproximação à União Europeia e ser contra a entrada da Ucrânia na NATO. Depois da deposição, refugiou-se na Rússia.
Agora, segundo uma nota da Procuradoria-Geral da Ucrânia, publicada na rede social Telegram, é “suspeito de traficar ilegalmente pessoas através da fronteira estatal da Ucrânia”.
A nota acrescenta que “de acordo com a investigação”, a 23 de fevereiro de 2014, o ex-presidente da Ucrânia atuou em “conjunto com funcionários do Departamento de Segurança do Estado e representantes da Federação Russa” e, “com ajuda de três helicópteros” do exército russo, “cruzou ilegalmente e transportou, pelo menos, 20 pessoas pela fronteira do Estado da Ucrânia para a cidade de Anapa”, em território da Rússia.
Assinala-se, esta quinta-feira, o 85.º dia da invasão russa da Ucrânia. Segundo os mais recentes dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser muito superior, mais de três mil civis morreram e outros quatro mil ficaram feridos desde o início da invasão.
Leia Também: AO MINUTO: Ucrânia pede perpétua para militar; Diplomatas lusos expulsos
Comentários
Regras de conduta dos comentários