Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Alargamento da NATO? "Não é invulgar ter opiniões diferentes"

Jens Stoltenberg falou sobre a relutância da Turquia em aceitar os pedidos de adesão da Suécia e da Finlândia e garantiu que está "em estreito contacto" com os três países.

Alargamento da NATO? "Não é invulgar ter opiniões diferentes"
Notícias ao Minuto

15:48 - 19/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Jens Stoltenberg

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, defendeu esta quinta-feira que “não é invulgar” haver discordâncias em “decisões importantes” da aliança transatlântica. Em causa está a relutância da Turquia em aceitar os pedidos de adesão da Suécia e da Finlândia.

“Não é invulgar na NATO ter opiniões diferentes sobre decisões importantes. Temos bastante experiência na NATO, quando existe uma diferença de opinião, sentamo-nos e encontramos soluções”, disse o responsável, numa conferência de imprensa, durante uma visita a Copenhaga, na Dinamarca. 

“Estamos em estreito contacto com a Finlândia, Suécia e Turquia. Estamos a responder às preocupações que a Turquia tem manifestado”, acrescentou.

Sublinhe-se que os embaixadores da Finlândia e da Suécia junto da NATO entregaram ontem os pedidos de adesão dos dois países à organização, num momento que Stoltenberg classificou como “histórico”.

O responsável afirmou que os 30 países membros da NATO estão determinados em "trabalhar em todas as questões" do processo de alargamento e em "alcançar conclusões rápidas", apesar de a Turquia ainda colocar obstáculos à adesão dos dois países

Numa visita a Roma, a primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, pediu uma rápida ratificação do pedido de entrada na NATO, reafirmando que a adesão contribuirá para a segurança da Finlândia e de toda a região do Báltico, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Leia Também: AO MINUTO: Ucrânia pede perpétua para militar; Diplomatas lusos expulsos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório