Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Draghi vai à Turquia em julho para dialogar sobre conflito e NATO

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, anunciou hoje que vai à Turquia em julho para conversações sobre o conflito na Ucrânia, e depois de Ancara ter ameaçado bloquear os pedidos da Finlândia e da Suécia para aderir à NATO.

Draghi vai à Turquia em julho para dialogar sobre conflito e NATO
Notícias ao Minuto

14:12 - 19/05/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"No início de julho, estarei a Ancara para uma reunião bilateral, a primeira do género em dez anos", disse Draghi num discurso no Senado.

Os dois países têm uma relação conturbada. No ano passado, Draghi chamou "ditador" ao Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, após um incidente diplomático em que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ficou sem cadeira para se sentar durante um encontro com o chefe de Estado turco.

"Discutiremos as negociações e as perspetivas diplomáticas sobre o conflito (na Ucrânia) e o fortalecimento das relações entre a Itália e a Turquia", detalhou o chefe do executivo italiano.

O pedido de adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, formalizado quarta-feira, deverá constar também da agenda, depois de Erdogan, cujo país é membro da Aliança, ter anunciado que se opõe à adesão, contrariando o amplo apoio manifestado por outros membros da organização, incluindo a Itália.

Erdogan acusa os dois países nórdicos de acolherem membros do PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, classificado como organização terrorista por Ancara, bem como pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE).

O Presidente turco também avisou os representantes suecos e finlandeses, que têm uma visita prevista a Ancara na segunda-feira, que não seriam bem-vindos.

Leia Também: Chanceler alemão nega que dar armas a Kyiv cause escalada do conflito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório